Apple após Tim Cook? Estas são as 1.ªas revelações oficiais

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Tim Cook deu a saber que a Apple já tem planos para a sucessão quando a ocasião assim o exigir. É, de momento, uma realidade distante, mas que já terá sido precavida pela gigante de Cupertino para garantir que uma das maiores empresas do mundo passará, eventualmente, por um suave período de transição.

As declarações foram feitas pelo atual CEO, Tim Cook durante uma entrevista em que também marcou presença a cantora Dua Lipa. Aí, entre vários outros tópicos como o Apple Music, a conversa viria também a tocar na pasta da sucessão, no futuro da empresa, o atual "vício" nos smartphones e o modo como o iOS tenta mitigar esta realidade.

Tim Cook já sabe quem pode ser o próximo CEO da Apple

Tim Cook
Tim Cook, atual CEO da Apple durante um evento da empresa.

Em igual apreço esteve a Inteligência Artificial (IA) e os modos como esta pode contribuir para melhorar a nossa vida ao agilizar as tarefas mais mundanas. Porém, o tópico que mais curiosidade acabou por despertar foi efetivamente o assunto da sucessão do CEO, atualmente com 63 anos.

Cook é, de momento, um dos executivos com mais idade no volátil mundo empresarial. Dito isto, apesar de não ter atualmente vontade em abandonar o posto que ocupa, o executivo confessou a Dua Lipa que sim, já existe um plano para a sua sucessão.

O mesmo será cumprido assim que chegar o momento de entregar o testemunho, ou caso algum evento superveniente assim o obrigue. A entrevista, na íntegra, pode ser observada e acompanhada no vídeo inserido abaixo, através da plataforma YouTube.

Dua Lipa conduziu a entrevista ao CEO da Apple

Tim Cook afirmou, concretamente, que a Apple é uma empresa que acredita nos planos de transição e sucessão, trabalhando, como tal, nestes protocolos. Desse modo, atualmente já têm planos detalhados sobre quem poderá ser o seu próprio sucessor.

Pode, como frisa Cook, acontecer algo inesperado que o impossibilite de liderar as rédeas da gigante de Cupertino. Como tal, é de crucial importância para a boa operação da empresa ter, em vigor, um plano de ação que contemple estas instâncias por muito fortuitas que sejam.

A entrevista toca também em pastas como a IA, bem como a Inteligência Artificial. Ademais, afirma também o compromisso da Apple em tornar-se numa empresa neutra em emissões de carbono. Há ainda espaço para explorar funções do smartphone como o Tempo de Uso que nos dirá, por exemplo, quantas notificações recebemos por dia, entre outros indicadores e métricas.

“Society definitely has more work to do” @tim_cook @DUALIPA pic.twitter.com/1gkafIqZI9

— BBC Sounds (@BBCSounds) 17 de novembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.