Youtube confirma atraso no carregamento de vídeos a alguns utilizadores

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Esta semana surgiram relatos de que os tempos de carregamento dos vídeos no Youtube estariam a diminuir em alguns browsers. Perante tais notícias, um porta-voz da plataforma já veio esclarecer publicamente que esse é um comportamento propositado.

Esta medida aplica-se apenas a quem ainda utiliza esta plataforma da Google com mecanismos de bloqueio de anúncios, vulgos Adblockers. Ou seja, é mais uma medida de combate da empresa norte-americana a quem utiliza o Youtube com este tipo de extensões.

Youtube toma mais uma medida para acabar com o bloqueio de anúncios na plataforma

Os primeiros relatos apontavam que o Youtube estaria a aumentar o tempo de carregamento dos vídeos em browsers que não o Chrome. Uma tese apoiada nos relatos de vários utilizadores de que esse problema não se colocava no browser detido pela Google.

Youtube

Em declarações à publicação Android Authority, um porta-voz do Youtube veio esclarecer que esse comportamento não está limitado a alguns browsers. Em rigor, é uma prática transversal e propositada para combater quem ainda usa Adblockers.

"Para apoiar um ecossistema diversificado de criadores em todo o mundo e permitir que bilhões de pessoas acedam ao seu conteúdo favorito no YouTube, lançamos um esforço para incentivar os espetadores com bloqueadores de anúncios ativos a permitir anúncios no YouTube ou experimentar o YouTube Premium para uma experiência sem anúncios. Os utilizadores que possuem bloqueadores de anúncios instalados podem ter uma visualização abaixo do ideal, independentemente do navegador que usam."

Perante estas declarações, equaciona-se que este atraso no carregamento de vídeos no Youtube possa ainda estar a ser testado em alguns browsers. Contudo, o objetivo é que isso seja observado em qualquer navegador, desde que haja um bloqueador de anúncios ativo.

Caso já tenhas desativado este tipo de mecanismos, não deverás sentir nenhuma quebra de desempenho no carregamento de vídeos no Youtube. Caso sintas essa lentidão, a solução passará por desativar o teu Adblocker ou subscrever o Youtube Premuim para uma experiência sem publicidade.

Embora muito possam discordar da posição da Google, a tentativa de acabar com os Adblockers visa potenciar o lucro da plataforma. Tal como é dito pelo seu representante, esta é uma plataforma gratuita, com uma enorme biblioteca de conteúdos que só consegue pagar aos seus autores por via de receitas com publicidade ou subscrições Premium.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.