Apple MacBook
Crédito: depositphotos

Segundo avança o site Bloomberga Apple está a preparar-se para anunciar um novo portátil durante a sua conferência destinada aos desenvolvedores e criadores de software. Refiro-me à World Wide Developers Conference (WWDC) que terá lugar no início de junho (5 a 9 de junho). Será esta a resposta da Apple perante a ousada atitude da Microsoft que recentemente apresentou o Surface Laptop?

Vê ainda: Apple iPhone 8 pode ser uma desilusão. Se assim for, I’m out!

A gigante de Cupertino estará ainda a tentar reverter o declínio das vendas dos iPads mas, acima de tudo, estará empenhada no desenvolvimento de três novos computadores portáteis, dos quais pelo menos um deles deverá ser apresentado já na WWDC.

   

3 novos MacBook Pro?

Como afirma o site Bloomberga Apple estará efetivamente a preparar três novos MacBook Pro. De acordo com este site os novos MacBook Pro terão um novo e mais rápido processador da Intel (os Kaby Lake). Mais ainda, a Apple estará a trabalhar numa nova versão do seu MacBook com 12 polegadas que terá direito a um novo processador da Intel.

A tecnológica de Cupertino também estará a ponderar reforçar o icónico MacBook Air de 13 polegadas com um novo processador. Este modelo que a Apple quis descontinuar e substituir pelos novos MacBook’s de 12 polegadas continua a ser extremamente popular e um dos portáteis mais vendidos da marca. Para tal também contribuirá o fato de este ser o computador portátil mais barato da marca.

Presente e Futuro dos MacBook

Em 2017, de acordo com os últimos relatórios financeiros da Apple, a linha MacBook e todos os computadores Mac, representam apenas 11% de todas as receitas da marca. Relembro que, segundo os últimos dados, a gigante de Cupertino registou um volume de receitas na casa dos $216 mil milhões de dólares. Deste “bolo”, os iPhone’s representam quase dois terços de todas as receitas obtidas.

Por outro lado, os MacBook e iMac’s representam um segmento de produtos extremamente eficazes em fidelizar o consumidor. Especialmente no mundo industrial e para os artistas e criadores de conteúdo, é aqui onde os iMac’s e MacBook’s brilham. Sem esquecer a sua importância – simbólica – sendo graças a eles que a Apple de Steve Jobs voltou à ribalta no início deste milénio.

Esta atualização da linha MacBook chegaria na altura perfeita para ripostar e reafirmar a posição da Apple face à Microsoft. A rival apresentou há poucas semanas os Surface Laptop e é um produto a ter em conta. Será, acima de tudo, um rival para o MacBook Air e a Apple  poderia muito bem recuperar o protagonismo ao reforçar a linha Air. Mais ainda, segundo o último relatório fiscal a Apple vendou 4.2 milhões de MacBook’s e iMac’s, tendo registado um crescimento de 14% neste setor.

Microsoft Surface Laptop MacBook
O novo Surface Laptop da Microsoft é um portátil a ter em conta

Como serão os novos MacBook?

Os Pro, atualizados, seriam praticamente iguais aos modelos atuais a nível de design e construção. As diferenças estariam no seu interior, na sua arquitectura interna. Apesar de ainda não sabermos se está pronto, a Apple tem estado a trabalhar e a desenvolver um processador para os próximos portáteis “Pro”. Este novo chip optimizaria o modo de baixo consumo energético dos MacBook’s.

Em suma, estes três novos MacBook’s e possivelmente as atualizações para o MacBook Air não representariam um grande passo em frente ou uma grande invocação. Contudo, seriam extremamente bem recebidas por todos os fãs e utilizadores que começam a ficar preocupados com a falta de atenção da Apple a todo o seu segmento de computadores.

Por último, já desde 2013 que a Apple não apresenta nenhum hardware na WWDC. Esta última ocasião ficou marcada pelo anúncio dos Air e dos Mac Pro. Este ano veremos, muito provavelmente, uma nova versão do sistema operativo macOS e várias melhorias para a Siri, Apple Pay, iMessage, entre outros.

Se estás à espera dos novos iMac, tal como eu, terás que aguardar até ao evento de Outono onde habitualmente a gigante de Cupertino apresenta o seu novo hardware.

 Outros assuntos relevantes:

HTC U11 : Este é o novo topo de gama da HTC e deves apertá-lo!

Moto E4 Plus: imagens de imprensa e especificações reveladas

Samsung Galaxy S8 com Windows 10 Mobile não passa de uma farsa!

FonteBloomberg

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).