O Facebook baniu todo o conteúdo classificado como notícia de fontes legitimadas da sua rede social na Austrália. A medida foi aplicada no encalço de uma nova lei que obrigaria ao pagamento aos media locais por exibir os seus conteúdos na rede social.
Contudo, ao passo que a Google aquiesceu à imposição legal, a empresa de Mark Zuckerberg seguiu outra via. Em vez de pagar às grandes (e pequenas) agências de notícias australianas, barrou a divulgação destes conteúdos. As reações não se fariam esperar.
Alternativas instantâneas às notícias no Facebook
Perante o sucedido, às críticas sucederam-se as ações face ao bloqueio imposto pela rede social. Em pouco tempo, uma aplicação criada pelo grupo Australia Broadcasting Company (ABC) chegaria à App Store, exclusivamente para notícias.
A app para iOS tornou-se num caso de sucesso instantâneo ao dominar as tabelas de downloads de apps para iPhone na Austrália, remetendo o Facebook para quarto lugar, abaixo também do Instagram e Messenger, ambas do mesmo grupo empresarial.
A aplicação em questão funciona de muito similar a um RSS feed, apresentando as notícias na app à medida que as mesmas são publicadas pela fonte. Para os muitos utilizadores de iPhone e iPad na Austrália, a app tornou-se no novo hub para notícias.
O momento oportuno para lançar uma app de notícias na Austrália
Merece ainda ser dito que parte do sucesso desta app também se deve à publicidade feita à mesma nos conteúdos publicados pela empresa responsável. Sob a forma de banners, a aplicação foi potenciada por uma campanha de marketing bastante sagaz.
O pico de popularidade da app ABC para iPhone foi registado pela plataforma App Annie, sendo desde então ultrapassada por outra app gratuita, mas mantendo-se em segundo lugar. Entre as apps do grupo Facebook, a dominância vai para o Instagram.
Este é o resultado da rejeição por parte do Facebook em pagar aos meios de comunicação social do país, obrigação legal imposta pelo governo do país e acatada pela Google. Por sua vez, a rede social não concordou com o que considerou ser uma falta de compreensão da relação entre os media e a rede social, tendo justificado a sua decisão no seu blog oficial.
Para o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, o que o Facebook fez foi uma ameaça aos australianos.
"O conceito de derrubar os websites como fizeram recentemente, é uma espécie de ameaça. Sei como é que os australianos reagem a este tipo de situações e não foi uma boa jogada por parte deles" apontou Morrison.
Olhando assim para as tabelas de downloads, vemos que os utilizadores de iPhone procuraram efetivamente uma nova forma de ter acesso às notícias. A ABC sendo a primeira empresa a disponibilizar tal solução foi, compreensivelmente, bem recebida.
No que lhe concerne o Facebook dá agora os primeiros sinais de querer reatar a sua relação com a Austrália.
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