Aplicação TikTok está a ser invadida contas que promovem conteúdo adulto

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com a empresa de segurança Tenable, vários scammers tem criado contas de TikTok para promover conteúdo adulto. Indivíduos mal intencionados passam por celebridades para aumentar likes e seguidores, ganhando popularidade e credibilidade na aplicação.

Os scammers utilizam vídeos populares do Instagram e do Snapchat, carregando nas contas falsas de TikTok. Os vídeos mostram mulheres em vários atividades como a dançar e fazer exercício.

Posteriormente, os scammers ganham dinheiro ao 'recrutar' pessoas para se registarem sites de conteúdo adulto, através de programas de referência.

"É uma consequência da popularidade do TikTok" afirma empresa

A Tenable afirma que os scammers estão a aproveitar a crescente popularidade do TikTok, que já conta com mais de mil milhões de transferências. Ainda no relatório consta a informação de que em média, cada conta falsa tem 650 seguidores e 1744 likes por vídeo.

No entanto, os utilizadores normais do TikTok já estão a marcar as contas falsas e muitas delas estão a ser removidas. A Tenable acrescenta ainda que o TikTok foi a segunda rede social mais popular do planeta em julho de 2019.

Esta não é a primeira controvérsia do TikTok

Devido à sua base de utilizadores ser composta por jovens e adolescentes, o TikTok já foi acusado de facilitar assédio online. Desde o seu aumento de popularidade que a app tem sido alvo de várias notícias que questionam a forma como a aplicação gere os dados dos seus utilizadores, na maioria crianças e adolescentes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple e Spotify consideram trégua ao permitir integração na Siri
  • Facebook pagou a empresas externas para transcrever áudios dos utilizadores
  • EMUI 10: descobre quando é que o teu Huawei recebe o Android Q!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.