Apaga já estas apps do teu Android! São populares e estavam na Google Play Store

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O sistema operativo Android é a plataforma móveis mais popular do mundo, reunindo o maior número de utilizadores face ao rival iOS da Apple. Porém, esta popularidade atrai também a atenção de meliantes que se aproveitam dos utilizadores mais incautos.

Por isso, lançamos agora o apelo para removerem dos vossos tablets e smartphones Android um total de 17 aplicações com milhões de instalações entre si. O alerta foi dado recentemente pelos peritos de cibersegurança da SecneurX que descobriram uma nova vaga de malware presente em várias aplicações Android disponíveis na Google Play Store.

Entre si, as apps infetadas somam vários milhões de instalações, pelo que o potencial dano causado pode ser avaliado em milhões de pessoas. Dito isto, se tiverem alguma destas apps Android instaladas, apaguem-nas com a maior breviedade do vosso telemóvel.

17 apps Android infetadas com malware na Google Play Store

  1. Live Wallpaper: +1000 downloads
  2. Excellent Message: +1000 downloads
  3. SMS Themes Message: +5000 downloads
  4. Simple Sketch: +5000 downloads
  5. Superhero HD Wallpaper: +1000 downloads
  6. Personal Sticker Maker: +1000 downloads
  7. Simple Color Paint: +5000 downloads
  8. Echo Launcher-Live Wallpaper: +10000 downloads
  9. Transparent Live Wallpaper: +1000 downloads
  10. Fast Text Scanner: +100 downloads
  11. Color Paint Art: +100 downloads
  12. Live Wallpaper: +1000 downloads
  13. Super Live Wallpaper: +10000 downloads
  14. Luck Live Wallpaper & Theme: +1000 downloads
  15. Happy SMS: +10000 downloads
  16. Language Keyboard: +5000 downloads
  17. CameraLens: +10000 downloads

Em 2022 assistimos a um novo pico de ameaças deste tipo. Ao longo dos últimos meses vimos diversos casos de apps maliciosas presentes na Google Play Store que, de algum modo, conseguiram fintar os filtros da loja, a plataforma Play Protect.

We detected more #Malicious #Autolycos #apps on @GooglePlayAutolycos Malware in Play StoreWith 10,000+downloadshttps://t.co/xqTMB1z5MKApp Name - CameraLens#Trojan #Malware #Autolycos #playstore #cybersecurity #ThreatHunting #infosec #Android pic.twitter.com/FMskwF2st3

— SecneurX (@SecneurX) 28 de dezembro de 2022

Através dos mais diversos métodos e engodos, os piratas informáticos não dão descanso e encontram novas formas de camuflar os seus propósitos reais em aplicações aparentemente inócuas.

Infelizmente, multiplicam-se os casos em que os utilizadores, sem suspeitar, perdem acesso às suas contas de Instagram, Facebook, WhatsApp e até os dados bancários em casos mais severos.

Apps Android são alvo de ameaças como malware Trojan

We detected more #Malicious #apps on @GooglePlayJoker on Google playWith 5,000+downloadshttps://t.co/4PLf3EF7ojApp Name - Language Keyboard#Trojan #Malware #Joker #playstore #cybersecurity #ThreatHunting #infosec #Android pic.twitter.com/ifctDAsuP9

— SecneurX (@SecneurX) 28 de dezembro de 2022

Independentemente da forma como entram no nosso smartphone ou tablet, estas ameaças visam sempre privar-nos de algo. Seja visando guardar as nossas palavras passe, subscrever serviços e pacotes de valor acrescentado, ou apresentar publicidade em massa para lucrar com a sua exibição.

O caso mais recente, apontado pela agência supracitada, tem exposto desde o dia 1 de dezembro uma vaga de apps Android infetadas por trojans como o Autolycos, Harly e Joker. Os métodos de ataque são diversificados, variando entre os referidos acima.

Em todo o caso, seja a apresentação de publicidade, ou o roubo de informações no dispositivo, se têm alguma das apps acima listadas, apaguem-nas de imediato do telefone!

New feature alert 🎉 We’ve made it easier for families to safely purchase paid apps and in-app purchases on Google Play. Now, children will be able to send a "Purchase Request" directly to the family manager to evaluate and approve. Check it out here: https://t.co/017D00VQsA pic.twitter.com/sC85WOujyw

— Google Play (@GooglePlay) 21 de dezembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.