Anfitrião de Airbnb foi apanhado a filmar hóspedes

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A app Airbnb permite a procura e oferta de aluguer de casas ou quartas de uma forma rápida e simples. No entanto, existem sempre pessoas de má conduta como foi o exemplo de um anfitrião na China, que filmou uma hóspede.

Uma senhora, de nome Yunfei, pagou 250 dólares por 3 noites num apartamento em Shandong. A ironia da situação é que Yunfei trabalha em segurança de informação e internet e ficou desconfiada assim que detectou sensores de movimento na casa.

Yunfei continuou a investigar os quartoa e encontrou câmaras escondidas nos detectores de fumo e na televisão. A sua última descoberta antes de chamar a polícia foi um router modificado com uma câmara apontada para a cama do quarto.

Assim que a polícia chegou ao apartamento, recolheram todo o equipamento. O anfitrião foi mais tarde preso pois foi descoberto que andava a filmar hóspedes desde março.

Airbnb é conveniente e barato mas será seguro?

Não é a excepção que faz a regra mas este exemplo dá-nos uma perspetiva do que pode acontecer de errado com os serviços à base de apps e internet. Existe um leque de pessoas com má índole que podem disponibilizar as suas casas ou quartos.

Para algumas pessoas, alugar casa ou quarto quando se viaja para outro país/cidade, é tão casual como apanhar um táxi. Contudo, nunca conhecemos verdadeiramente quem está a alugar-nos o espaço.

Esta não é uma desculpa para deixar de utilizar este tipo de serviços mas exercer precaução é essencial. No caso de Yunfei, ela trabalha em segurança e conseguiu detectar que algo estava errado. Outras pessoas não tem essa percepção.

Como costumo dizer, informação é poder. Caso utilizes Airbnb, certifica-te que a descrição e fotografias correspondem ao anúncio, que as análises do anfitrião são boas e se algo parecer suspeito, é porque provavelmente é.

Editores 4gnews recomendam:

  • Ulefone Armor 6E é o telemóvel mais robusto que podes comprar até 200 euros!
  • Facebook Stories já te deixa dar os parabéns mais originais aos teus amigos!
  • Google Podcasts vais estar disponível em iOS e navegadores através da pesquisa
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.