Android N Nexus 6p 4gnewsNuma altura em que ainda se contam pelos dedos os smartphones que já correm o Android 6.0 Marshmallow, a Google decidiu agitar ainda mais as águas e disponibilizar mais uma versão do Android 7.0 ou Android N para os seus dispositivos Nexus e apesar disto muito provavelmente passar despercebido à população em geral, não deixa de ser intrigante assistir a esta situação, até porque o Android 6.0 Marhsmallow ainda é muito recente, tendo sido oficialmente disponibilizado há apenas 6 meses atrás.

Então o que terá levado a Google a lançar já o seu Android N? Mesmo que seja uma versão para desenvolvedores e criadores de software, se tiveres um dispositivo Nexus recente poderás testar esta preview. Bom, por um lado a Google precisa que o seu software seja testado, providenciando o tão necessário feed-back à casa mãe para que esta possa ir corrigindo os erros e ocasionais bugs.

As novidades do Android N*:

1- Durante a Google I/O 2016 foi revelada uma boa surpresa para todos vocês que adoram utilizar os emojis, as “carinhos” sorridentes. Com efeito, o Android N suportará a codificação Unicode 9, traduzindo-se isto na existência de cerca de 70 novos emojis para dares mais cor e vida às tuas comunicações.

   

2- Outra das grandes novidades é a introdução do novo assistente pessoal da Google, o Google Assistant que será bem mais do que um simples secretário virtual. Com efeito, este projecto é o resultado de mais de uma década de trabalho, de compreensão dos padrões de discurso humano e linguística. Todo este conhecimento foi implementado no novo assistente da Google e poderás interagir muito mais com este “amigo virtual”. Sobre este tema poderás ler mais, aqui.

3- Finalmente, um botão para Fechar Todas as Aplicações no menu das aplicações abertas. Este ponto escusa-se a grandes explicações. Teremos finalmente este tão necessário atalho implementado no Android N, algo que já praticamente todas as UI’s (user interfaces) já haviam integrado nas suas skins do Android.

LG Nexus 5X
LG Nexus 5X

4- Aplicações Instantâneas. O nome diz tudo, agora para experimentares uma aplicação não precisarás de a instalar logo no teu smartphone. Estranho? Passo a explicar: Imagina que num artigo (neste por exemplo) temos uma referência à nossa aplicação para Android 4gnews. De momento, caso queiras utilizar a nossa “app” terás que a descarregar a através da Google Play Store. Contudo, no Android N, a aplicação 4gnews (e qualquer outra “app” para esse efeito), irá carregar automaticamente, estando pronta para que a utilizes e experimentes sem teres que recorrer à Google Play Store.

Não temas, isto não irá descarregar aplicações para o teu dispositivo a “torto e a direito”. Ao constar o link da aplicação num dado artigo, certas partes da aplicação irão ser descarregadas para que a possas experimentar e só depois, caso queiras, é que a aplicação completa será instalada no teu equipamento.

5- O início do fim da fragmentação no Android? O sistema operativo Android está repleto de várias versões, com milhões de equipamentos em versões diferentes e receber a atualização para a mais recente versão costuma ser uma dor de cabeça ou uma espera bastante frustrante. Contudo, mal a atualização acaba de ser instalada, sentimos que o nosso equipamento ganha uma nova vida.

Or bem, o novo Android N da Google irá receber as atualizações e instala-las de imediato. Em suma, o Android N atualizar-se-á sozinho quando, poupando-te preocupações e trabalhos.

6- A Google está a falar a sério quando diz que vai apostar mais na tecnologia de Realidade Virtual (VR). Com efeito, o Android N terá suporte para esta nova tecnologia, um assunto sobre o qual poderás ler mais, aqui.

7- Multitasking, a sério. Os nossos smartphones estão cada vez maiores e começam a entrar, cada vez mais, no mundo dos phablets com ecrãs de 5.5 ou mais polegadas. Com efeito, todo este ecrã ou tela, continua a ser muito pouco aproveitado nos smartphones Android, com a devida excepção para a TouchWiz e para a LG UX que já proporcionam um ambiente de multitasking produtivo e eficiente.

Contudo, é com o Android N que a Google pretende tornar os seus dispositivos mais produtivos. Teremos suporte nativo para duas aplicações a correr ao mesmo tempo, dividindo o ecrã em 2 e poderás, por exemplo, ver o teu correio electrónico enquanto ouves uma música no YouTube, ou tens o Facebook aberto enquanto respondes a uma SMS. Esta pequena, grande mudança, terá um impacto significativo nos tablets Android que até agora não passavam de meras plataformas de jogo ou leitura.

8-  Notificações agrupadas. Em vez de receberes X notificações da mesma aplicação, ocupando-te toda a barra de notificações, no Android N terás as notificações agrupadas.

Isto é, caso recebas, por exemplo, 10 notificações do Facebook e 15 do Instagram, ser-te-á apresentado dois grupos de notificações. Caso queiras ver o que cada uma contém bastará clicar, expandindo assim as notificações provenientes de cada aplicação. Ecrã “arrumado”, notificações por pacotes. 

Por último, poderás também responder directamente às notificações sem ter que abrir a aplicação em questão. Isto é, ao receberes uma mensagem de texto poderás responder directamente na notificação, aplicando-se isto a várias situações/”apps”.

Nexus 6P Nexus 5X 4gnews 777

9- Modo Nocturno, ainda que não seja propriamente uma novidade, uma vez que já estava presente no Android Marshmallow, será no Android N que esta função vai ser devidamente implementada, permitindo aos utilizadores ajustar não só o brilho mas também o tom de cor do ecrã para que de noite a luz forte não fira os teus olhos.

10- A barra de notificações terá mais alguns atalhos para funções chave como a bateria, o relógio (alarme) entre outras funções. Terás aqui mais possibilidade de personalização dos ícones apresentados na barra de atalhos e notificações para que fique ainda mais conveniente e acessível.

Vê também: Allo é a nova aplicação de mensagens inteligentes da GoogleHuawei Nexus 6P 4gnews 123 m

11- Doze reforçada. A Doze é uma das minhas funcionalidades favoritas do Android Marshmallow e estará ainda melhor no Android N, conservando ainda mais energia quando não estás a utilizar o smartphone, optimizando também o consumo específico de energia de cada aplicação. Se já experimentaram a Doze no Android 6.0 então sabem do que estou a falar, este modo de software faz autênticas maravilhas ao aumentar bastante a autonomia de bateria e é com bons olhos que o vejo ainda mais perspicaz e eficaz no Android N.

Data de chegada do Android N

De acordo com o vice-presidente do departamento de engenharia e desenvolvimento da Google, David Burke, o Android N chegará aos dispositivos da linha Nexus no final do Verão. Contudo, já podes experimentar algumas versões Beta, mais concretamente a “developer preview”, instalando-a via OTA no teu Nexus.

Para mais informações sobre este tema vê aqui, o artigo completo.

*Este assunto será aprofundado aqui, em vídeo.

Talvez queiras ver:

FonteGoogle

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).