Android N: As novidades e data de chegada!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Numa altura em que ainda se contam pelos dedos os smartphones que já correm o Android 6.0 Marshmallow, a Google decidiu agitar ainda mais as águas e disponibilizar mais uma versão do Android 7.0 ou Android N para os seus dispositivos Nexus e apesar disto muito provavelmente passar despercebido à população em geral, não deixa de ser intrigante assistir a esta situação, até porque o Android 6.0 Marhsmallow ainda é muito recente, tendo sido oficialmente disponibilizado há apenas 6 meses atrás.

Então o que terá levado a Google a lançar já o seu Android N? Mesmo que seja uma versão para desenvolvedores e criadores de software, se tiveres um dispositivo Nexus recente poderás testar esta preview. Bom, por um lado a Google precisa que o seu software seja testado, providenciando o tão necessário feed-back à casa mãe para que esta possa ir corrigindo os erros e ocasionais bugs.

As novidades do Android N*:

1- Durante a Google I/O 2016 foi revelada uma boa surpresa para todos vocês que adoram utilizar os emojis, as "carinhos" sorridentes. Com efeito, o Android N suportará a codificação Unicode 9, traduzindo-se isto na existência de cerca de 70 novos emojis para dares mais cor e vida às tuas comunicações.

2- Outra das grandes novidades é a introdução do novo assistente pessoal da Google, o Google Assistant que será bem mais do que um simples secretário virtual. Com efeito, este projecto é o resultado de mais de uma década de trabalho, de compreensão dos padrões de discurso humano e linguística. Todo este conhecimento foi implementado no novo assistente da Google e poderás interagir muito mais com este "amigo virtual". Sobre este tema poderás ler mais, aqui.

3- Finalmente, um botão para Fechar Todas as Aplicações no menu das aplicações abertas. Este ponto escusa-se a grandes explicações. Teremos finalmente este tão necessário atalho implementado no Android N, algo que já praticamente todas as UI's (user interfaces) já haviam integrado nas suas skins do Android.

4- Aplicações Instantâneas. O nome diz tudo, agora para experimentares uma aplicação não precisarás de a instalar logo no teu smartphone. Estranho? Passo a explicar: Imagina que num artigo (neste por exemplo) temos uma referência à nossa aplicação para Android (e qualquer outra "app" para esse efeito), irá carregar automaticamente, estando pronta para que a utilizes e experimentes sem teres que recorrer à Google Play Store.

Não temas, isto não irá descarregar aplicações para o teu dispositivo a "torto e a direito". Ao constar o link da aplicação num dado artigo, certas partes da aplicação irão ser descarregadas para que a possas experimentar e só depois, caso queiras, é que a aplicação completa será instalada no teu equipamento.

5- O início do fim da fragmentação no Android? O sistema operativo Android está repleto de várias versões, com milhões de equipamentos em versões diferentes e receber a atualização para a mais recente versão costuma ser uma dor de cabeça ou uma espera bastante frustrante. Contudo, mal a atualização acaba de ser instalada, sentimos que o nosso equipamento ganha uma nova vida.

Or bem, o novo Android N da Google irá receber as atualizações e instala-las de imediato. Em suma, o Android N atualizar-se-á sozinho quando, poupando-te preocupações e trabalhos. 6- A Google está a falar a sério quando diz que vai apostar mais na tecnologia de Realidade Virtual (VR). Com efeito, o Android N terá suporte para esta nova tecnologia, um Allo é a nova aplicação de mensagens inteligentes da Google

11- Doze reforçada. A Doze é uma das minhas funcionalidades favoritas do Android Marshmallow e estará ainda melhor no Android N, conservando ainda mais energia quando não estás a utilizar o smartphone, optimizando também o consumo específico de energia de cada aplicação. Se já experimentaram a Doze no Android 6.0 então sabem do que estou a falar, este modo de software faz autênticas maravilhas ao aumentar bastante a autonomia de bateria e é com bons olhos que o vejo ainda mais perspicaz e eficaz no Android N.

Data de chegada do Android N

De acordo com o vice-presidente do departamento de engenharia e desenvolvimento da Google, David Burke, o Android N chegará aos dispositivos da linha Nexus no final do Verão. Contudo, já podes experimentar algumas versões Beta, mais concretamente a "developer preview", instalando-a via OTA no teu Nexus.

Para mais informações sobre este tema aqui, em vídeo.

Talvez queiras ver:

  • Asus Zenfone 3: Especificações, características, data de chegada e novidades!
  • Google Home apresentado oficialmente… Google tirem lá o meu dinheiro
  • Google I/O 16: Android Wear 2.0 e Apps instantâneas
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.