Android 12 copia uma das melhores características do iOS 14 da Apple

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A segurança dos utilizadores é uma das grandes bandeiras do recém-apresentado Android 12. Em mais uma edição do Google I/O foi a apresentada a nova versão do sistema operativo, e há uma funcionalidade que salta à vista.

É bom recordar que existiam várias indicações de que a Google estaria a trabalhar em “janelas” de aviso de acesso ao “clipboard” para o Android 12. Esta funcionalidade foi confirmada esta terça-feira durante o “What’s New in Android”.

Na prática, esta novidade mostra uma mensagem ao utilizador sempre que determinada app tenha acesso a texto, imagens ou outro conteúdo através do clipboard no Android 12.

Google confirma janelas de aviso de uso do “clipboard” no Android 12. Crédito: XDA-Developers
Google confirma janelas de aviso de uso do "clipboard" no Android 12. Crédito: XDA-Developers

Trata-se de uma funcionalidade que muitos utilizadores poderão achar pouco útil. No entanto, é importante para que estes saibam quando uma app está a recolher essas informações de forma desnecessária e sem o seu consentimento.

Apple introduziu a mesma funcionalidade no iOS 14

Recorde-se que foi a Apple a introduzir primeiro esta funcionalidade, com a chegada do iOS 14. Esta mostra igualmente notificações ao utilizador quando determinada app lê os dados do clipboard.

Esta acabou por ajudar a perceber que muitas aplicações acedem mais do que deviam ao clipboard. E, embora não tenha sido esclarecido, esperamos que possa funcionar de igual forma no Android 12.

Recorde-se que a Google passou a impedir a leitura dos dados no clipboard a aplicações em fundo no Android 10. Este é, assim, um passo natural. Se quiseres saber as maiores novidades apresentadas para o Android 12, lê o nosso artigo dedicado.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.