Android 12 é apresentado com nova interface e mais privacidade para o utilizador

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 4 min.

O primeiro dia do evento Google I/O ficou, naturalmente, marcado pela apresentação oficial do Android 12. A nova versão deste sistema operativo traz imensas novidades, sendo a maior atualização dos últimos anos.

Com o Android 12 recebemos finalmente um redesenhar acentuado da sua interface, sendo esta agora mais colorida e com uma sensação de maior fluidez. Será uma lufada de ar fresco para o sistema operativo móvel mais usado em todo o mundo.

Android 12 traz uma nova interface, a "Material You"

Após vários anos de reinado do "Material Design", eis que se dá início a uma nova era, a do "Material You". Este apelido não vem por acaso, pois a Google considera que o seu sistema operativo está agora mais focado no utilizador, com um aspeto mais colorido.

Os fundos brancos dão agora lugar a fundos coloridos, preenchidos por novas cores coincidentes com o papel de parede escolhido pelo utilizador. A ideia é proporcionar uma experiência mais coerente por toda a interface do Android 12.

De forma automática, o Android 12 irá determinar quais são as cores dominantes e as secundárias. Esta catalogação será determinante e terá impacto na forma como o painel de notificações, ecrã de bloqueio, controlos de volume e mais serão coloridos.

Painel de notificações é alvo de várias novidades

Este é um dos locais a que os utilizadores mais recorrem no seu smartphone e foi um dos pontos de maior atenção da parte da Google. Uma vez mais, a empresa americana operou várias mudanças na forma como este centro de informação irá apresentar-se perante os seus utilizadores.

Com o Android 12, o primeiro elemento que encontrarás será a barra de luminosidade do ecrã. Ficará agora situada no topo, bem menos discreta do que habitualmente sucedida neste sistema operativo.

Em seguida, ser-te-ão apresentados quatro atalhos para definições rápidas. Se expandires o painel de notificações, terás acesso a outros tantos atalhos que te darão acesso rápido a algumas definições do teu smartphone Android.

O leque de atalhos não ficaria completo sem o widget para o reprodutor de música, que oferece controlos rápidos para o conteúdo que estás a ouvir. Temos mais duas grandes novidades, que serão novos atalhos para o Google Pay e para os controlos de dispositivos inteligentes, até agora presente no menu power do Android.

No que concerne às notificações, não existem muitas novidades na forma e métodos como estas serão catalogadas. As novidades centram-se na sua estática, agora com um fundo mais opaco.

Android 12 reforça a privacidade dos seus utilizadores

O tema da privacidade tem sido constantemente levantado e era impossível para a Google passar ao lado da temática. Por isso, o Android 12 inclui novos mecanismos e funcionalidades concebidos a pensar num reforço de poderes dos utilizadores no controlo dos seus dados.

Umas das grandes novidades é a inclusão de um indicador para quando a câmara ou o microfone do smartphone estiver em uso. Este aparecerá no canto superior direito e ao clicar nele saberás exatamente quais as aplicações que estão a usar estes componentes.

Será ainda implementado um novo atalho que possibilitará ao utilizador desligar estes componentes de forma rápida e sem esforços. Poderás, deste modo, bloquear apenas o microfone, a câmara ou ambos a todo o sistema operativo.

Outra grande novidade é a introdução do painel de controlo de Privacidade. Neste local, o utilizador terá uma compilação de toda a informação que está a ser recolhida, além de poder alterar permissões diretamente neste local para que nenhuma recolha inusitada passe despercebida.

O acesso aos dados de localização também foi revisto, reforçando o controlo que o utilizador tem na forma como este tipo de dados é recolhido. Será possível definir o acesso à localização exata ou aproximada, por forma a garantir uma maior privacidade ao detentor do smartphone com Android 12.

Google melhora o desempenho do seu sistema operativo

Com o lançamento do Android 12, a Google não poderia desperdiçar a oportunidade de melhorar o desempenho geral do seu sistema operativo. Este tem sido um habitué nos últimos anos e o objetivo é tornar o sistema operativo mais veloz e mais eficiente.

Nesse sentido, a Google anuncia uma redução de 22% nos tempos necessários para que o Android 12 conclua uma ação. Ademais, a empresa avança com uma redução de 15% na dependência do sistema operativo dos grandes núcleos de processamento do SoC.

Ainda sem uma data concreta revelada, a Google informa que a versão final do Android 12 será disponibilizada no final do ano. Até lá, seguem-se as habituais fases de testes com o apoio dos equipamentos Pixel, Asus, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, TCL, Vivo, Xiaomi, e ZTE.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Fotos tem finalmente bons filtros de pesquisa de imagens e vídeos
  • Telefone da Google: app já mostra quem nos está a ligar no Android
  • 25 jogos e apps para Android temporariamente gratuitos na Play Store
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.