Samsung Gear S2 4gnews 10 thumbnailA Samsung está presente no mercado dos relógios inteligentes há algum tempo e, como qualquer outra marca, as suas primeiras criações foram algo insatisfatórias, tanto em design como em performance. Mas o novo Samsung Gear S2 promete ser bem diferente e consegue sê-lo de várias maneiras.

Tem um design muito mais elegante e muito menos “geek“, uma interface completamente nova, muito mais intuitiva e perfeitamente fluida. É verdade, este Samsung Gear S2 também é compatível com a grande maioria dos smartphones Android mais recentes, deixando de ser um exclusivo dos dispositivos Galaxy.

Apesar de não ser perfeito, este Samsung Gear S2 incorpora algumas inovações brilhantes e pode servir de inspiração para a indústria dos relógios inteligentes. O seu design é incontestavelmente agradável e o melhor que a marca já fez: o seu peso, qualidade de construção e acabamentos agradaram-me imenso. Eu testei o Samsung Gear S2 versão Clássica, ligeiramente mais cara mas bastante mais atraente na minha opinião. Esta variante vem com uma pulseira em cabedal e com umas estrias no seu bezel rotativo.Samsung Gear S2 4gnews 19

   

O aro rotativo é a forma mais intuitiva de interagir com um smartwatch

Este seu bezel rotativo serve para muito mais do que para reforçar a sua elegante aparência. Com ele conseguimos navegar por todos os menus e aplicações do Samsung Gear S2. Prático, cómodo, com um clique metálico extremamente satisfatório, dei por mim a rodar vezes sem conta esta “roda” que a Samsung reinventou. Posso dizer sem rodeios que adorei esta forma de controlar o dispositivo.

Claro que podemos usar na mesma os dedos (swipes) para interagir com o Samsung Gear S2, mas quando começas a usar o seu aro rotativo dás por ti a perguntar porque é que nunca ninguém pensou nisto antes. Brilhante.

Em termos de especificações técnicas temos aqui um ecrã de 1.6 polegadas Super AMOLED com resolução 360×360 pixels. A experiência de visualização é fantástica para um “simples” relógio inteligente, cores saturadas, vibrantes, bom brilho e com luminosidade ajustáveis, o display deste Samsung Gear S2 conquistou-me.Samsung Gear S2 4gnews 25Com um processador a 1Ghz, 512mb de memória RAM e 4GB de memória interna, além de conetividade Wi-fi, Bluetooth, leitor de batimento cardíaco e NFC, este Samsung Gear S2 consegue ser perfeitamente fluido, rápido e muito intuitivo no dia a dia. Podemos até passar músicas diretamente para o relógio, em seguida emparelhá-lo com uns auriculares Bluetooth e podemos dar a nossa corrida e ouvir música sem ter que levar o smartphone. Só é pena não termos aqui rastreamento de GPS para registar os nossos percursos.

Relativamente à sua autonomia, apesar de não ser brilhante, nunca cheguei aos dois dias de utilização. Mas conseguimos ter aqui 1 dia de uso intenso ou até 1 dia e meio de utilização mais moderada. Felizmente temos um carregador sem fios incluído na caixa que carrega a sua bateria de 250mAh em cerca de uma hora, sendo bastante pequeno e prático de utilizar.

Samsung Gear S2

A sua bateria não se acaba a meio do dia o que é bastante bom tendo em conta o panorama geral dos smartwatches. Mas nem tudo é perfeito neste Samsung Gear S2, longe disso.

O seu sistema operativo, o Tizen OS, apesar de extremamente fluido, tem muito poucas aplicações. Ficas reduzido às que vêm pré-instaladas no Samsung Gear S2 e mais uma meia dúzia que podes descarregar. Não temos aqui quantidade nem grande qualidade nas aplicações. Alguns conteúdos (texto) fica cortado neste ecrã circular carecendo de otimização para este formato mas o seu calcanhar de Aquiles é sem dúvida a falta de conteúdos.

Para além de poderes responder a algumas notificações, até com alguns comando de voz práticos mas igualmente limitados, poderás utilizarás maioritariamente as suas faculdades de fitness tracker  e pouco mais.

Samsung Gear S2 4gnews 31

O Tizen OS, apesar de prático e fluido, carece de conteúdos e pode asfixiar o enorme potencial deste Samsung Gear S2, a menos que de repente surja um exército de developers a criar novas aplicações e a conteúdos para este sistema operativo.

Em suma, ele é bonito, bem construído, o aro rotativo é uma forma inovadora e fantástica de interagir com o relógio, a sua bateria não nos deixa sem carga a meio do dia e a sua fluidez é inquestionável. Perfeito, à exceção do sistema operativo, ou melhor, das aplicações disponíveis para esse mesmo sistema.

Vê ainda:

😉

Pontuação 4gnews
Conclusão
8
Artigo anteriorVídeo do Xiaomi Mi5 em ação aparece na rede social Weibo
Próximo artigoXiaomi Redmi Note 3 | Unboxing e primeiras impressões

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).