Amazon, Google e Wish banem produtos racistas após investigação revelar factos chocantes

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Ao longo dos últimos tempos, o tema "racismo e discurso de ódio" estão cada vez mais em destaque, especialmente depois dos eventos que deram início ao movimento BLM (Black Lives Matter). As grandes lojas online da atualidade (Amazon, Google, Wish, eBay, etc.) continuam a desenvolver novas ferramentas para conseguir filtrar e impedir que produtos relacionados com estes dois temas sensíveis.

No entanto, uma recente investigação levada a cabo pela BBC (BBC Click), revelou que estas três grandes plataformas continuavam ativamente a comercializar produtos relacionados com ideologias neo-Nazi e o culto KKK. Para agravar mais ainda a situação, uma vez nestas páginas, os utilizadores recebiam sugestões de ainda mais produtos relacionados com estes movimentos extremistas.

Como resultado da investigação, a Amazon, Google e Wish confirmaram através de comunicados oficiais que procederam com a remoção de todos os produtos. No entanto, acabaram por não revelar quais as práticas que irão implementar para que os mesmos não voltem a surgir nas suas lojas online.

Dimensão destas plataformas torna virtualmente impossível monitorizar todos os comerciantes e os seus produtos

O comércio online alcançou dimensões nunca antes vistas, existindo plataformas online como a Amazon que colocam à disposição dos seus clientes milhões de produtos dentro dos mais variados segmentos de mercado.

Enquanto muitos deles são geridos diretamente pela Amazon, a vasta maioria é comercializada independentemente pelos vendedores, que se aproveitam das ferramentas colocadas à disposição da empresa para lançarem este tipo de produtos no mercado.

Ainda que os algoritmos implementados sejam cada vez mais avançados, acabam sempre por apresentar diversos loop holes que deixam passar alguns produtos. Estes sistema automáticos acabam por vezes por piorar a situação, expondo os seus clientes a produtos que vão contra os termos e condições da sua loja, aumentando exponencialmente a sua exposição.

Editores 4gnews recomendam:

  • Realme V5 aparece nas primeiras imagens oficiais e tem data de lançamento revelada!
  • Criptomoedas: Bitcoin e Ethereum com subidas inesperadas prometem chegar mais longe
  • Qualcomm Snapdragon 875: novas informações do próximo processador topo de gama para o smartphone
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.