Altice Portugal traz a fibra ótica da operadora MEO às Aldeias do Xisto

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Altice Portugal, responsável pela operadora MEO, firma-se como parceira tecnológica das Aldeias do Xisto. Para a tecnológica esta é uma oportunidade para colocar Portugal na vanguarda da Europa, em termos de redes de nova geração.

É com esse intuito que a Altice Portugal anuncia a criação das infraestruturas necessárias nas Aldeias do Xisto. Fá-lo-á para as dotar de fibra ótica da última geração e assim munir este tesouro nacional de acesso rápido e estável às redes móveis e à Internet.

Fibra ótica da MEO chega às Aldeias do Xisto

Altice Portugal operadora MEO Aldeias do Xisto

Para a Altice Portugal este é projeto que, além de mitigar as desigualdades territoriais, traduz-se na consolidação da rede de fibra ótica. Desse modo, contribuindo para a competitividade da Região, bem como para o desenvolvimento da economia local e nacional.

Mais concretamente, a responsável pela operadora MEO, com a Rede das Aldeias do Xisto visa a expansão de cobertura de fibra ótica e rede móvel nas 27 aldeias abrangidas, pertencentes a 16 concelhos do País.

Será um investimento inédito, que agora tem início, e através do qual serão criadas infraestruturas que vão permitir a ligação destas aldeias às autoestradas da informação. Para a Altice Portugal, este é "um verdadeiro projeto de interesse público."

A Altice Portugal implementará também um projeto-piloto da tecnologia 5G

O projeto de infraestruturação em fibra ótica das Aldeias do Xisto prevê abranger cerca de metade das Aldeias até ao final de 2021. Segundo a tecnológica, preveem alcançar a sua cobertura total até ao final de 2023.

As Aldeias do Xisto vão ainda ser alvo de um projeto-piloto inédito no âmbito da tecnologia 5G.

Esta iniciativa surge após os grandes projetos de expansão de rede móvel no parque Peneda Gerês. Tal como o projeto de infraestruturação em fibra ótica do Maciço Central da Serra da Estrela.

Recorde-se ainda a parceria tecnológica com as Aldeias Históricas de Portugal.

Altice Portugal

Com efeito, a Altice Portugal vem agora trabalhar para melhorar a qualidade de vida das populações e alavancar a criação de valor para as Aldeias do Xisto.

Por isso, e com vista a antecipar necessidades da Região, já se realizaram reuniões entre a Empresa e o Presidente Executivo das Aldeias do Xisto, Paulo Fernandes.

Este novo investimento da Altice Portugal é mais uma mostra da prioridade e da aposta que a empresa dá ao interior e às zonas de baixa densidade populacional.

Para a Rede das Aldeias do Xisto este investimento é uma alavanca para o seu desenvolvimento económico, local e regional. É aqui visível uma preocupação não só com as populações, mas também com os visitantes dado o potencial turístico regional. Algo que é refletido na arquitetura, nas amenidades ambientais, na gastronomia e nas tradições, entre outros elementos culturais distintivos

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.