Nokia esclarece rumores de mudança para o sistema operativo da Huawei

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O rumor caiu que nem numa “bomba” esta quarta-feira no mundo tecnológico. Isto porque a publicação chinesa The Paper avançou que a Nokia poderia estar a planear a mudança para o HarmonyOS, sistema operativo da Huawei, nos seus smartphones. A transição começaria com o alegado Nokia X60.

Isto significaria que a Nokia deixaria de usar Android nos seus smartphones. O que poderia ser considerado um contrassenso, já que a Nokia é a fabricante que mais tem apostado no Android One nos últimos anos.

Nokia nega rumores de mudança para o HarmonyOS. Android é para continuar

“O nosso compromisso de providenciar a melhor experiência de Android mantém-se inabalável”, afirma a Nokia em comunicado. Os tão falados Nokia X60 irão assim manter a aposta da marca no sistema operativo da Google.

Estes são os equipamentos topo de gama da marca, esperados durante a segunda metade de 2021. Por enquanto as informações sobre os terminais são escassas, mas são esperados com câmara principal de 200MP e bateria de 6000mAh.

Nokia tarda em ser uma referência no mundo Android

São números sugestivos, numa fabricante que nunca se conseguiu impor desde que se implantou no mundo Android. Ainda que sem o fulgor dos seus tempos áureos, é bom ver que a Nokia se mantém fiel ao Android.

Para quem quer um smartphone relativamente barato e com Android puro, são poucas as opções no mercado. A Nokia é uma das fabricantes que se mantém fiel a este conceito, oferecendo também suporte de atualizações extensos a muitos dos seus terminais. Ainda que estes possam não ter as características mais "vistosas".

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi aumenta preços num dos seus mercados mais importantes. Sabe porquê
  • Samsung Galaxy Watch 4 Classic: design para quem é fã de relógios
  • Xiaomi prepara novo smartphone incrível. Vê estas imagens!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.