Como alterar para o DNS do Google no Windows e macOS

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
Tempo de leitura: 4 min.

O DNS do Google tornará a tua experiência web mais rápida e mais segura. É gratuito e simples de ser configurado, basta seguires as nossas indicações.

No final deste artigo saberás para que serve um DNS, quais as suas vantagens e desvantagens e ainda como utilizar esta ferramenta no teu computador Windows ou Mac. Após estas alterações, o teu IP sofrerá alterações e deixará de ser português.

Alterar o DNS do Google no Windows

1. Menu Iniciar, e depois Definições (o símbolo da engrenagem).

alterar dns google

2. Seleciona a opção Rede e Internet, e depois deverás escolher Alterar opções do adaptador.

3. Na nova janela, seleciona a placa de rede em utilização com o botão direito do rato.

4. Clica em Propriedades (o Windows pode pedir a senha de administrador).

alterar dns google

5. No Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4), clica em Propriedades.

6. Ativa a opção Usar os seguintes endereços de servidor de DNS.

alterar dns google

7. Insere os seguintes endereços: Primário8.8.8.8 | Secundário8.8.4.4

8. Confirma as alterações e podes fechar as janelas.

Alterar o DNS do Google no macOS

1. Abre o menu Apple (o ícone da maçã).

2. Clica em Preferências do Sistema, depois em Rede.

alterar dns google

3. Abre e seleciona a tua rede/placa de rede ativa.

alterar dns google

4. No botão Avançado, e acede à aba DNS.

5. Apaga os endereços que estiverem na tabela da esquerda e procura o botão (+), para adicionar novos endereços.

alterar dns google

6. Insere os seguintes endereços: Primário8.8.8.8 | Secundário8.8.4.4

7. Confirma as alterações e podes fechar todas as janelas.

Para que serve um DNS?

Qualquer website encontra-se num servidor identificado por um endereço IP. Para aceder aos dados do servidor, os utilizadores teriam que saber o endereço IP. No entanto é mais fácil decorar um nome, do que um ou vários endereços IP.

O DNS faz isso mesmo, traduz o nome do domínio num endereço IP. Ao visitares uma página pelo seu nome (ex. 4gnews.pt) no teu browser, o pedido é enviado para o servidor DNS que, por sua vez, descodifica o endereço IP do servidor. Após a comunicação é apresentada a página web que procuras.

Podes confirmar o performance e ranking dos serviços DNS: DNSperf

Vantagens e desvantagens de utilizares o DNS do Google

O serviço de DNS do Google é mais um entre os vários gratuitos. Como vantagens, o DNS do Google conta com uma potente infraestrutura que suporta o serviço Google que conhecemos. É super rápido e estável, e inclui métodos de implementação que agilizam a procura dos endereços, e ainda proteção contra ataques DDoS.

É bem mais rápido! Como está diretamente ligado ao motor de busca do Google, consegue dispor de muita informação como endereços IP, nomes de domínios e conexões. Todas estas consultas são armazenadas em cache de forma a acelerar o nosso processo de busca.

Como desvantagem, o DNS do Google não oferece a possibilidade de adicionar alguns filtros adicionais, de bloquear conteúdos para adultos, e proteção contra ataques de phishing.

DNS público do Google

Alternativas gratuitas

OpenDNS

alternativas dns

O OpenDNS é um dos servidores DNS mais populares, não só é rápido como fornece uma maior segurança para todos os utilizadores. Inclui ainda um controlo parental, para bloquear sites de conteúdo adulto.

Além disso, o OpenDNS protege-nos contra roubo de identidade e permite filtros personalizáveis. Por padrão, o OpenDNS é configurado para bloquear conteúdo adulto. Podes ainda remover ou configurar totalmente o rigor do filtro e o tipo de site a ser bloqueado diretamente no painel do OpenDNS.

Tal como o DNS público do Google, o OpenDNS também protege contra ataques de phishing, sites maliciosos, ataques da cache, etc.

Para utilizares este DNS: Primário – 208.67.222.222 | Secundário – 208.67.220.220

DNS público OpenDNS

Cloudflare

alternativas dns

O Cloudflare é mais rápido que o DNS do Google ou qualquer outro DNS. Neste momento é o DNS mais rápido da Internet. O que distingue o Cloudflare dos restantes concorrentes é o desenvolvimento de aplicativos para iOS e Android.

Se precisas de um DNS mais rápido, e não pretendes fornecer alguns dos teus dados ao Google, o Cloudflare pode ser a melhor solução para ti. Este DNS não fornece opções de controlo parental.

A segurança é importante, e por isso o Cloudflare, tem regras rígidas no que toca a privacidade dos teus dados, Por exemplo, ao usares este serviço, o teu endereço IP nunca será guardado ou partilhado, logs que existam serão excluídos no prazo de 24 horas.

Para garantir que a tua segurança, a Cloudflare contratou a KPMG para auditar anualmente e realiza um relatório público para confirmar que a empresa cumpre as suas promessas.

Para utilizares este DNS: Primário – 1.1.1.1 | Secundário – 1.0.0.1

DNS público Cloudflare

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
O amor pela tecnologia e gaming surgiu quando recebeu o primeiro computador em 2001. Concluiu o curso Tecnológico de Informática e ingressou na Worten com a especialidade de Áudio e Imagem, HI-FI. Gosto que se desenvolveu em conjunto com a tecnologia e que perdura até aos dias de hoje!