ALERTA: se tens uma destas Apps no teu smartphone Android, desinstala-as já!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Se tens um smartphone Android, já deves estar mais que habituado a receber alertas sobre aplicações que podem colocar a tua privacidade em risco. Esse é um dos principais problemas da Google Play Store, apresentar aos seus utilizadores Apps que nem sempre são o que realmente prometem.

Desta feita, o alerta origina numa investigação realizada pelo Avast, que descobriram um total de 21 aplicações na Google Play Store, na sua maioria disfarçada de jogos. Estas Apps conseguiram enganar o sistema de segurança da Google Play Store e já foram instaladas mais de 8 milhões de vezes.

Android aplicações perigosas Google Play Store

O objetivo principal é conseguirem induzir os utilizadores a fazer o download através de publicidades enganosas ou cópias de populares jogos. Uma vez instaladas, o seu trabalho começa com a apresentação de publicidades intrusivas que muitas vezes começam a aparecer mesmo quando a aplicação está fechada. Este tipo de ação, acaba por gerar grandes receitas para os hackers e pode levar a que os utilizadores recebam grandes contas de telefone para pagar.

Lista de 21 aplicações que não podes ter no teu smartphone

A equipa do Avast alertou que pelo menos 19 aplicações desta lista continuam disponíveis para download na Play Store, enquanto a Google realiza as suas investigações. Poderá demorar ainda algum tempo até que todas as Apps sejam banidas da plataforma, mas é importante que uma vez instalada, é preciso que sejas tu a eliminar a aplicação do smartphone!

É cada vez mais complicado conseguir identificar estas aplicações após serem instaladas. Muitas delas chegam com funcionalidades de proteção que as fazem desaparecer da gaveta de aplicações, sendo apenas possível encontrá-las através da lista de Apps nas definições do telemóvel.

Por muitos recursos que a Google possa investir no aumento da segurança da Google Play Store, os hackers responsáveis por este tipo de adware continuam a desenvolver as suas técnicas, encontrando sempre forma de contornar as medidas de segurança implementadas.

Assim, tal como já alertámos em outras ocasiões, a primeira barreira de segurança deve ser sempre o utilizador. Além de prestar muita atenção ao tipo de App que consideram instalar no seu smartphone, devem ser dar uma vista de olhos nos comentários deixados pelos restantes utilizadores.

Antes de ires, vê as melhores alternativas ao WhatsApp, fora da esfera do Facebook.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.