Samsung prepara mudanças na S Pen para que esta funcione no Galaxy Z Fold 3

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Algo que todos pediram e desejavam no Samsung Galaxy Z Fold 2 era o suporte para a S Pen. No entanto, esse desejo nunca se confirmou, ao que parece, por alguns problemas técnicos.

Para o próximo modelo desta linha de dobráveis, a Samsung está a tentar de tudo para trazer finalmente o suporte à S Pen. De acordo com as mais recentes informações, isso só será possível mudando alguma da tecnologia da stylus da sul-coreana.

Tecnologia de interação da S Pen com o ecrã vai mudar

Atualmente, a Samsung utiliza a tecnologia de Ressonância Electromagnética nas S Pen compatíveis com os Galaxy Note. A vantagem desta tecnologia é que oferece uma experiência muito semelhante à escrita manual numa folha de papel, graças à sua baixa latência e precisão.

Contudo, esta tecnologia nunca se deu bem com o vidro ultra-fino que a sul-coreana utiliza no Galaxy Z Fold 2, daí a sua ausência neste modelo. Para contornar o problema, a Samsung deverá mudar a próxima S Pen para a tecnologia Eletrostática Ativa.

Esta tecnologia evita alguns dos problemas associados à tecnologia de Ressonância Electromagnética, como o deslocamento do cursor. Além disso, oferece uma precisão ao nível do pixel e ainda reconhece a inclinação da caneta. Esta última já é suportada nos modelos atuais da S Pen, porém, ainda longe da perfeição.

Outro dado que corrobora a chegada do suporte à S Pen no Samsung Galaxy Z Fold 3 é o rumor de que este modelo terá um vidro mais espesso que o modelo atual. Na verdade, a sua espessura passará para o dobro para que possa resistir à pressão da S Pen.

Será uma excelente notícia caso a Samsung consiga efetivamente trazer a S Pen para o Galaxy Z Fold 3. Este pequeno acessório dará a esse equipamento funcionalidades que a concorrência ainda não conseguiu rivalizar.

Em contrapartida, a Samsung terá ainda mais dificuldades em vender a sua linha Note. Principalmente pelo facto de o seu principal trunfo deixar de ser um exclusivo destes modelos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S21 (S30): imagem confirma os módulos da câmara do smartphone topo de gama
  • Samsung Galaxy S21: conhece os pormenores dos seus ecrãs
  • 5 razões para comprar o Samsung Galaxy Note 20 Ultra em Portugal
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.