ALERTA: Plataforma de partilha de ficheiros SHAREit tem sérios problemas de segurança

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação SHAREit é uma das plataformas de partilha de ficheiros mais usadas no mundo. Agora, graças a um relatório da empresa de segurança Trend Micro são expostas várias vulnerabilidades que colocam em causa os dados dos seus utilizadores.

A autora deste relatório informa ainda que expôs tais problemas à responsável pela SHAREit há mais de três meses. Perante a sua inação, a Trend Micro decidiu divulgar publicamente as suas conclusões.

Falhas no desenho da aplicação SHAREit comprometem dados dos utilizadores

Os autores deste relatório apontam o dedo à aplicação em si e à forma como esta foi concebida. Segundo eles, a SHAREit é vítima de algumas configurações impróprias que levam a que a mesma esteja mais propensa aos ataques de piratas informáticos.

Sem qualquer resposta da empresa responsável pela SHAREit, a autora deste relatório sentiu-se na obrigação de divulgar as vulnerabilidades encontradas. Afinal de contas, a aplicação de partilha de ficheiros já foi descarregada por mais de mil milhões de utilizadores Android.

"Decidimos divulgar a nossa pesquisa três meses após relatar isso, pois muitos utilizadores podem ser afetados por este ataque porque o invasor pode roubar dados confidenciais e fazer qualquer coisa com as permissões das aplicações."

Roubo de dados e execução remota de código preocupam os especialistas em segurança

As vulnerabilidades descobertas na SHAREit podem lesar os utilizadores de várias formas. A mais gravosa poderá mesmo levar a que estes vejam comprometidos vários dados pessoais e de grande importância para si.

Além disso, a Trend Micro adverte para a possibilidade de execução de código malicioso no smartphone vulnerável de forma remota. Vulnerabilidades que a empresa de segurança foi capaz de reproduzir dentro dos seus escritórios.

Ainda mais preocupante é a dificuldade em detetar a exploração destas vulnerabilidades. Tudo porque é possível disfarçar estes comportamentos anómalos com o vulgar funcionamento da aplicação.

Se usas a SHAREit, está na hora de a desinstalares

Os autores alertam ainda para o facto de a Google já ser conhecedora das vulnerabilidades presentes na SHAREit. Todavia, também a empresa americana ainda não tomou as medidas necessárias para proteger os seus utilizadores.

A SHAREit continua presente na loja de aplicações da Google, a Play Store. Significa que qualquer utilizador a poderá instalar no seu smartphone e alargar ainda mais o leque de vulneráveis a potenciais ataques informáticos.

Aos que têm esta aplicação no seu smartphone, aconselhamos a sua desinstalação o quanto antes. Até que uma correção seja oficialmente libertada, este é o método mais eficaz para te protegeres de eventuais ataques.

Editores 4gnews recomendam:

  • Windows 7: 25% dos utilizadores de PC continuam a arriscar a sua segurança!
  • Rede social TikTok é criticada pela Organização Europeia de Consumidores
  • Samsung Galaxy S21 Ultra: versão como Exynos 2100 surpreende em teste de bateria
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.