Alemanha começa a testar a autoestrada do futuro!

Vitor Urbano

A Alemanha continua a apostar no desenvolvimento da sua oferta tecnológica no mundo automóvel. Desta feita, começaram já a testar a sua primeira autoestrada elétrica (eHighway), que nesta fase inicial integra apenas 5 km da sua Autobahn que liga Frankfurt e Darmstadt. Atualmente, este tipo de autoestrada é dedicado a camiões híbridos, que funcionam tanto a diesel como eletricidade.

Esta implementação permite aos pesados carregar as suas baterias enquanto viajam, tirando proveito da rede de cabos elétricos colocados ao longo da autoestrada. Na sua essência, este sistema funciona de forma muito semelhante aos tradicionais elétricos que encontras no centro de várias cidades.

eHighway

Autoestradas elétricas são um passo importante na redução da poluição atmosférica

A primeira eHighway foi implementada na Suécia em 2016, demorando bastante tempo até que acaba por expandir para o resto da Europa. No entanto, este é um passo extremamente importante na grande batalha da poluição atmosférica. Uma vez que, enquanto 'ligados à corrente', os camiões não precisam de utilizar combustível diesel.

Além disso, esta rede de carregamento tem ainda um pormenor bastante interessante. Quando os camiões realizam qualquer tipo de travagem, abastecem a rede, o que poderá reduzir drasticamente os custos associados ao fornecimento de energia. No entanto, estas 'autoestradas do futuro' dificilmente irão conseguir ter um impacto a curto/médio prazo.

Autoestrada elétrica alemanha

Atualmente, neste primeiro teste na Alemanha, apenas 5 camiões irão conseguir tirar proveito dos 5 km equipados com carregamento elétrico. Para que as empresas vejam o investimento em camiões híbridos com bons olhos, é preciso que a aposta nas eHighways seja muito maior.

A partir do momento em que as empresas percebam que os camiões elétricos irão conseguir viajar durante mais tempo, com custos mais reduzidos. Certamente que irão ponderar a renovação das suas frotas. Numa altura em que o segmento dos carros elétricos apresenta uma evolução exponencial, assim como a sua procura, esta aposta em autoestradas elétricas parece ser o caminho certo a seguir.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.