Airbnb lança tecnologia para denúncia de festas em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A plataforma Airbnb deu hoje a conhecer o lançamento de uma tecnologia de ponta para a monitorização de reservas em Portugal e combater um dos flagelos atuais. A nova tecnologia visa reduzir o risco de festas incómodas e conter comportamentos indesejados.

Tal como avança a própria plataforma, a iniciativa surge na sequência de um recente projeto-piloto global desta tecnologia, que registou uma redução nas denúncias de festas. Ou seja, perante uma implementação localizada bem-sucedida, temos agora a sua generalização e disponibilidade em Portugal.

Airbnb confia na nova tecnologia de denúncia de festas na plataforma

Airbnb festa Portugal

Através desta nova tecnologia para identificar possíveis reservas com potencial de risco, o objetivo é prevenir. Além disso, já em última análise, evitar - a realização de festas não autorizadas nos alojamentos.

A tecnologia analisa fatores relacionados com a conta do hóspede e a sua reserva, que podem indicar um risco mais elevado para este tipo de incidente.

Importa aqui frisar que estes fatores incluem aspetos como as avaliações do hóspede, a duração da viagem, a distância até ao anúncio. Consideram também se a reserva é num fim de semana ou num dia de semana, entre outras considerações.

Fase de testes foi um sucesso com diminuição de 55% nas festas indesejadas

A implementação desta tecnologia em Portugal segue-se à proibição de festas introduzida no ano passado. Assim, após o teste com sucesso, a plataforma alarga a disponibilidade desta função.

Com efeito, é num projeto-piloto global recente da nova tecnologia de monitorização de reservas, a Airbnb verificou uma redução nas denúncias por festas onde o projeto-piloto estava em vigor.

Mais concretamente, desde que a Airbnb implementou medidas anti-festas em agosto de 2020, registou-se uma queda global de 55% nas denúncias por festas na plataforma em dois anos. Agora, mediante medidas como a monitorização de reservas, a Airbnb espera continuar a desenvolver este sucesso.

A Airbnb está otimista quanto a este sistema, acreditando que terá um impacto positivo e que apoiará o objetivo de reduzir o risco de incidentes de segurança e danos materiais na Airbnb:

  • No ano passado, a Airbnb implementou a proibição global de festas.
  • A Airbnb adotou medidas reforçadas em determinadas épocas do ano que podem atrair um maior risco para as festas, como a Passagem de Ano.
  • A Linha de Apoio ao Bairro permite que os vizinhos falem diretamente com a Airbnb se tiverem preocupações urgentes sobre um anúncio próximo, como uma potencial festa em curso.
  • A Linha de Segurança 24 horas permite aos anfitriões e hóspedes contactar diretamente a equipa de Segurança especializada para obter ajuda, por exemplo, para denunciar uma festa não autorizada durante uma estadia ativa.
  • A funcionalidade Segurança nas viagens a solo tem por objetivo promover uma experiência segura para os viajantes a solo.
  • A Airbnb ofereceu ainda sensores de ruído gratuitos aos anfitriões em Lisboa para prevenir e resolver potenciais problemas, protegendo simultaneamente a privacidade dos hóspedes.
  • A plataforma partilhou dicas com os anfitriões sobre como evitar festas nos respetivos alojamentos.
  • A Airbnb apoia investigações policiais em todo o mundo.
  • A Airbnb fornece dicas de segurança aos hóspedes sobre o que devem ter em conta quando escolhem um local para ficar, quando interagem com outras pessoas e como evitar fraudes online.

The Airbnb 2023 Summer Release is here:✔️Airbnb Rooms - a new take on the original Airbnb ✔️50+ upgrades based on your feedback👉 Get into it: https://t.co/11pADgJwdL

— Airbnb (@Airbnb) 3 de maio de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.