Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Adeus, smartwatches? Samsung apresenta ecrã que mede a frequência cardíaca

A nova tecnologia OLED permite medir frequência cardíaca e pressão arterial ao colocar o dedo no ecrã, sem depender de smartwatch ou anel inteligente.

Adeus, smartwatches? Samsung apresenta ecrã que mede a frequência cardíaca
(Imagem: Samsung Display)

A Samsung apresentou uma nova tecnologia de ecrã que pode transformar o smartphone num dispositivo capaz de medir sinais vitais, funcionalidade presente nos smartwatches e anéis inteligentes. A novidade foi revelada pela Samsung Display durante a Display Week 2026, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e mostra até onde a empresa quer levar os painéis OLED nos próximos anos.

O destaque é o novo Sensor OLED Display, um ecrã de 6,8 polegadas com resolução de 500 PPI. Este valor representa um aumento de 33% face à versão deste tipo de ecrã apresentada no ano passado, que tinha 374 PPI. Agora, com esta melhoria, a Samsung coloca o painel num nível próximo ao dos smartphones premium atuais, como observa o Digital Trends.

A grande diferença está no facto de este ecrã conseguir medir dados biométricos diretamente pelo visor. Entre as informações suportadas estão a frequência cardíaca e a pressão arterial, através da deteção do fluxo sanguíneo com a luz emitida pelo próprio painel.

Ou seja, em vez de depender apenas de sensores colocados na traseira do smartphone ou em dispositivos externos, como relógios inteligentes, o utilizador poderia simplesmente colocar o dedo no ecrã para obter algumas medições de saúde.

Como a tecnologia funciona

Para tornar isto possível, a Samsung combinou os elementos OLED tradicionais com fotodíodos orgânicos, conhecidos pela sigla OPD em inglês. Para explicar de forma simples, os píxeis OLED são responsáveis por formar a imagem no ecrã, enquanto os fotodíodos orgânicos conseguem captar a luz refletida.

Quando o utilizador coloca o dedo no visor, a luz emitida pelo ecrã atravessa a pele e volta refletida para os sensores integrados no painel. A partir destas variações de luz, o sistema consegue interpretar alterações no fluxo sanguíneo e estimar sinais vitais como batimentos cardíacos e pressão arterial.

É um princípio parecido com o usado por smartwatches e anéis inteligentes para acompanhar dados de saúde. A diferença é que, aqui, os sensores estão incorporados no próprio ecrã do smartphone.

O grande desafio técnico está em colocar tudo numa única camada. Segundo a Samsung Display, os píxeis RGB, responsáveis pelas cores vermelho, verde e azul, precisam de dividir espaço com os píxeis OPD. Isto torna mais difícil alcançar uma alta densidade de píxeis sem prejudicar a qualidade da imagem.

Mesmo assim, a empresa afirma ter conseguido atingir 500 PPI graças a um design avançado do painel e a um controlo mais preciso no processo de fabrico. PPI significa "píxeis por polegada" e indica a densidade de pontos no ecrã. Quanto maior for este número, mais nítida tende a ser a imagem.

Adeus, smartwatches? Samsung apresenta ecrã que mede a frequência cardíaca
(Imagem: Samsung Display)

Ecrã também aposta na privacidade

Além dos sensores de saúde, o novo Sensor OLED Display também integra a tecnologia Flex Magic Pixel, desenvolvida pela Samsung Display para proteger informações sensíveis exibidas no ecrã.

Como explica a Samsung, a proposta é diferente dos ecrãs de privacidade tradicionais. Normalmente, este tipo de painel escurece quase tudo quando visto de lado, para impedir que outras pessoas vejam o conteúdo. No caso da Flex Magic Pixel, a ideia é ocultar apenas as informações mais importantes, o que mantém o restante conteúdo visível.

Isto pode ser especialmente útil em dados de saúde. Por exemplo, se o smartphone estiver a mostrar medições biométricas, a tecnologia pode impedir que terceiros vejam estes números ao olhar de lado, sem transformar todo o ecrã numa área escura.

A Samsung já tinha explorado uma solução parecida no Galaxy S26 Ultra, com um Ecrã de Privacidade capaz de limitar o ângulo de visão para proteger conteúdos sensíveis. Agora, a empresa parece querer aplicar este conceito a um cenário ainda mais delicado: informações médicas e biométricas.

A solução para quem não gosta de smartwatches?

Por enquanto, a Samsung não confirmou quando esta tecnologia chegará a um dispositivo comercial. Ainda assim, o facto de o painel já ter uma resolução comparável à de modelos premium indica que a solução está a ficar mais madura.

Caso avance para produtos finais, esta tecnologia pode ser especialmente interessante para quem não gosta de usar relógios inteligentes, mas ainda quer ter acesso a algumas funcionalidades de monitorização de saúde diretamente no telemóvel, por exemplo.

Vê também: Os 9 melhores smartwatches para comprar em 2026

Samsung Galaxy Watch8
Samsung Galaxy Watch8 Relógio inteligente compacto com monitor de saúde, rotina de sono e treino
279,00 €Amazon
379,00 €-26%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.