A Honda está a testar mudanças manuais para os seus carros elétricos

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Reconhecida entre os entusiastas pela excelência das suas mudanças manuais, a Honda pode trazer essa tradição para o mundo dos veículos elétricos (VEs). Embora os VEs não requeiram naturalmente mudanças manuais, o fabricante parece estar a desenvolver uma solução para os amantes da experiência de mudanças tradicionais.

Num evento recente, onde foram demonstradas tecnologias para a futura "Série 0" de EVs da Honda, um engenheiro confirmou ao site The Drive que a empresa construiu uma caixa manual sintética – incluindo o pedal da embraiagem.

A caixa manual sintética pode ser acompanhada por sons artificiais

honda
Imagem: Divulgação / Honda

Essa revelação marca uma mudança em relação ao que o CEO da Honda, Toshihiro Mibe, havia expressado em 2022, quando demonstrou ceticismo quanto à viabilidade de simular a experiência de uma caixa manual num VE. No entanto, a ideia parece estar alinhada com a visão do chefe de eletrificação da empresa, Shinji Aoyama.

"Artificialmente, podemos fazer isso. Mecanicamente, não é fácil", afirmou Aoyama na mesma entrevista à Car & Driver.

O chefe de eletrificação da Honda chegou a sugerir que o sistema poderia funcionar "como uma extensão do controlo de som ativo". Ou seja, a caixa manual sintética da Honda não se limita a imitar o funcionamento de uma caixa de velocidades tradicional, mas também acompanha sons artificiais de motor e relações de mudança fictícias, semelhante ao que foi implementado no Hyundai Ioniq 5 N.

Quando questionado sobre a capacidade dessa caixa sintética de reproduzir a sensação precisa da caixa do lendário Honda S2000, contudo, o engenheiro da marca admitiu que ainda não seria possível. De facto, replicar a resposta tátil e a precisão mecânica de um carro tão icónico seria um grande desafio.

Vale a pena destacar que a Honda não é a única a explorar esta área. A Toyota também está a trabalhar num conceito de caixa manual para os seus veículos elétricos, o que sugere que há um interesse crescente entre os fabricantes em atender a este nicho de mercado.

Apesar da sugestão sobre o desenvolvimento da caixa manual sintética, ainda não há confirmação de que a Honda realmente comercializará um EV da "Série 0" com esta tecnologia. Embora a proposta seja intrigante, o seu futuro no mercado ainda é incerto.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.