516 Arouca: maior ponte pedonal suspensa do mundo abriu em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Os fãs deste tipo de aventura anseiam por pisá-la, e quem tem vertigens nem quer ouvir falar dela. A Ponte 516 Arouca abriu finalmente na última quinta-feira, após dois anos de ver iniciada a sua construção.

Esta é anunciada como a maior ponte pedonal suspensa do mundo, e não é para menos. Conta com 516 metros de distância, que ligam as margens de Canelas e Alvarenga sobre o rio Paiva.

516 Arouca está a 175 metros de altura acima do rio Paiva

Encontra-se a 175 metros de altura e conta com 1,20 m de largura, e uma estrutura assente em aço, e duas grandes torres de betão. O seu tabuleiro em gradil metálico permite aos visitantes estarem salvaguardados do vento, e também ver abaixo dos pés o cenário idílico.

Os corajosos atravessarão assim o vale da Garganta do Paiva, bem perto da Cascata das Aguieiras. Ao fundo também será possível visualizar os passadiços do Paiva, bem como toda a paisagem envolvente.

Para quem mora em Arouca, poderá adquirir um cartão para passar na ponte e Passadiços do Paiva durante três anos, por apenas 5 euros. Para quem vai de fora, os preços variam entre os 10 e os 12 euros. Além do direito a atravessar a ponte, está ainda incluído neste valor uma visita aos Passadiços do Paiva. No total, trata-se de percurso de 8km entre a praia fluvial do Areínho e a ponte da Espiunca.

Esta empreitado terá custado qualquer coisa como 2,3 milhões de euros ao Município de Arouca, com ajuda do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.