5 novas funções anunciadas pela Google já a caminho do teu Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Google acaba de anunciar um total de cinco novas funções a chegar ao sistema operativo Android durante este verão. As novidades chegarão gradualmente à sua plataforma no decurso dos próximos meses e, desta vez, não serão limitadas aos dispositivos Pixel.

Recordamos o leitor que para os seus próprios dispositivos móveis a Google é mais ágil na implementação de funções, fazendo-o mensalmente e sendo a última o modo de astro fotografia para a G Cam. Agora as novidades são para os demais utilizadores.

É a primeira vez que a Google escolhe novas funções, as agrega num post do seu blog oficial e as dá a conhecer a todos os utilizadores Android. Descobre, em seguida, tudo o que chegará ao teu smartphone ou tablet ao longo deste verão!

1. Android Earthquake Alerts System - alertas de terramotos e desastres naturais

Em primeiro lugar temos uma nova plataforma integrada no sistema que nos avisará perante a iminência de desastres naturais como os terramotos. Acima vemos o vídeo de apresentação, sendo notório o esforço feito pela Google no desenvolvimento desta função.

Importa, contudo, frisar que a mesma será disponibilizada globalmente. Na prática, será capaz de enviar alertas segundos antes de um terramoto ser sentido com o intuito de avisar a população o quanto antes.

A funcionalidade estava já disponível em vários países como a Nova Zelândia e Grécia, chegando também agora à Turquia, Filipinas, Cazaquistão, Usbequistão, Tajiquistão, Quirguistão, entre outras nações.

De acordo com a Google a disponibilidade da função dará primazia às regiões com maior propensão para terramotos, mas estará globalmente disponível ao longo do ano.

2. Destaca uma SMS na Google Mensagens

Em segundo lugar temos a possibilidade de afixar mensagens na aplicação Mensagens da Google. Não é propriamente uma novidade, sendo noticiada pela 4gnews no final do último mês, mas adquire agora um maior destaque dado pela Google.

É uma função muito sucinta. Podemos colocar uma "estrela" numa determinada mensagem caso a queiramos destacar, ou afixar para mais tarde ler, ou caso a queiramos encontrar de forma sucinta. Note-se que as mensagens destacadas podem ser encontradas num separador próprio. Basta tocar e segurar uma mensagem para a destacar. Simples e eficaz.

Recomendamos que mantenham a aplicação Mensagens da Google atualizada para desfrutar já desta nova possibilidade.

3. Contextual Emoji Kitchen para o teclado Gboard

Disponíveis já na versão beta (de testes) do teclado Gboard, esta plataforma chegará à versão estável da aplicação durante o verão. O utilizador poderá aqui encontrar sugestões de emojis complementares após ter escrito a sua mensagem.

Para tal, a Google usa os seus algoritmos, analisando o conteúdo da mensagem e, em seguida, sugerindo emojis que possam ilustrar melhor o assunto em questão.

Esta função está disponível para todos os utilizadores com o sistema operativo Android 6, ou superior e já disponível em português, espanhol e inglês. A disponibilidade será geral até ao final deste verão.

4. Acesso direto a aplicações com o Assistente Google

Através de comandos de voz com o Assistente Google poderemos "saltar" diretamente para diferentes secções do Android sem ter que abrir manualmente as apps, ou navegar até lá. São os atalhos "Hey Google" e já começam a estar disponíveis.

O utilizador pode dizer, por exemplo, "Hey Google", abre as Definições do smartphone e, gradualmente, a assistente saberá o que fazer. Para obter a lista completa de atalhos é possível perguntar à própria assistente "hey Google, shortcuts".

Somam-se aqui as novas funções disponíveis via Voice Acess, ainda em fase beta, sendo capazes de saber quando olhamos de realce para o ecrã. É, essencialmente, uma nova opção de navegação no smartphone com recurso a comandos de voz.

De momento esta função está disponível em inglês, devendo chegar a mais idiomas ao longo do verão.

5. Maior personalização para o Android Auto

Tal como aponta a Google na sua publicação recente, a experiência de utilização da plataforma Android Auto ficará mais pessoal, com mais hipóteses de personalização. O utilizador poderá configurar melhor o launcher da plataforma, bem como o aspeto do ecrã inicial.

Esta personalização pode ser feita através do smartphone Android, e poderemos também definir manualmente o modo escuro. Será mais fácil navegar entre os conteúdos do Android Auto, com novos separadores e opções de organização.

Teremos também novas opções como o Estacionamento para veículos elétricos, com aplicações de navegação disponíveis agora no Android Auto, bem como melhorias consideráveis para as apps de mensagens compatíveis com esta plataforma.

Será assim possível ler e enviar mensagens pelo WhatsApp através do Android Auto com recurso a comandos de voz (ditado). O mesmo se aplica às mensagens recebidas pela aplicação Mensagens da Google.

Estas funções estarão disponíveis para qualquer utilizador com o Android 6, ou mais recente, sempre que conectadas a um veículo compatível.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.