5 Dicas para escolher o melhor smartphone para crianças

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Comprar um novo smartphone para crianças não tem que ser difícil. Importa, contudo, saber como escolher o melhor telemóvel para crianças, o smartphone com bom ecrã, durável e com boa autonomia, entre outros pontos que damos a conhecer.

O Natal aproxima-se e com ele a difícil tarefa de escolher as prendas. Se a criança está sempre a pedir um telemóvel ao Pai Natal, e este é o ano em que vai ceder, sigam estes conselhos com algumas sugestões de compra acessíveis da SPC.

1. Analisar a relação qualidade / preço

SPC smartphones Criança

Em primeiro lugar, optar por um equipamento que responda às necessidades e desejos de uma criança provavelmente não é o fator de ponderação ideal para aquele que será o primeiro telefone do seu filho.

Principalmente se tivermos em conta a probabilidade de rapidamente se estragar ou de alguma dificuldade de adaptação. Assim, eleja o equipamento que oferece o equilíbrio perfeito entre design, rendimento e funcionalidade.

Mais do que um equipamento complexo, que poderá não ser bem usufruído em todas as suas funcionalidades. Por isso, importa um telefone que seja funcional, prático, intuitivo e disponível sem requerer investimentos demasiado elevados.

2. Optar por um smartphone com ecrã grande e de boa qualidade

Em segundo lugar, se a criança for fã de jogos ou adora ver vídeos no YouTube, seguir TikTokers ou falar com os amigos, optem por um modelo com ecrã Full Screen, ou seja, grande.

smartphone SPC SMART PRO

Entre os smartphones mais baratos a integrar este grupo temos, por exemplo, o SMART PRO da SPC tem, por exemplo, um ecrã 6,1'', que permite total experiência imersiva. É um smartphone barato, custando 99,90 €.

Por outro lado, sabemos que mesmo com muitas regras, os jovens passam muitas horas no seu telemóvel e os contrastes e a definição de imagem são por isso algo que deverá ter em conta.

Portanto, na pesquisa optem por smartphones com um ecrã IPS HD+ de alta resolução, ou se o orçamento permitir, um ecrã AMOLED.

3. A qualidade da câmara fotográfica é importante para as videochamadas familiares

Para tirar fotos de família, com os amigos, filmar o vídeo do cão ou do gato, é importante que o equipamento tinha uma câmara fotográfica traseira de boa qualidade. Em simultâneo, idealmente, também uma boa câmara frontal para as videochamadas.

Em simultâneo, porque será necessário espaço para guardar as fotografias e vídeos, verifique a capacidade de armazenamento, quer interno, quer a capacidade de expansão através de cartão adicional.

Em suma, deixando espaço mais que suficiente para o seu filho guardar tudo o que precisa.

4. A rede será um ponto importante para estar contactável e contactar

Em seguida, mas não menos importante para qualquer criança, a ligação à Internet deve ser rápida e funcional. A melhor? Sem dúvida a ligação 5G, a quinta geração de redes móveis.

Porém, existem várias opções, e um equipamento com uma ligação 4G, mais comum e mais barato, será o suficiente para garantir que se mantém ligado e online quando e onde quiser e lhe permitir.

5. Uma resposta rápida e fluída no dia-a-dia das crianças

Por último, tenha em atenção o rendimento do equipamento. Existem diversas opções de dispositivos com configurações distintas, alguns apresentando melhor rendimento que outros.

Os smartphones com processadores octa-core garantem hoje um rendimento e fluidez superiores. Chipsets que, associados com a capacidade de memória RAM, e o sistema operativo Android oferecem resposta completa a qualquer app utilizada no dia-a-dia da criança.

smartphone SPC SMART PRO

A pensar nestes conselhos a SPC deixa uma sugestão especial para o primeiro telemóvel de criança. Temos várias opções no mercado, mas, em particular, indicamos aqui o modelo da SPC.

O SPC SMART PRO está disponível por 119,90 euros, mas podem aproveitar a promoção Black Friday ainda vigente - 99,90 euros válida até ao próximo dia 28 de novembro.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.