MacBook Pro

Foi à bem pouco tempo que adquiri o meu Macbook Pro e uma das primeira coisas que fiz, para além de me ambientar com aquilo que para mim era um sistema operativo novo, foi procurar aplicações úteis que me ajudassem principalmente em termos de aumento de produtividade.

São de facto milhões as aplicações existentes na App Store e em sites de terceiros, por isso as 5 que apresento hoje são de facto uma amostra pequeníssima daquilo que existe no mercado de aplicações do OS X, mas espero que te sejam tão úteis como são a mim, por isso aqui vai:

   

1. Wunderlist

Ah a procrastinação… está sempre presente, quase sempre sai vencedora mas existem ferramentas que me ajudam a ganhar algumas batalhas, uma delas é a Wunderlist, que me permite criar listas de tarefas que me ajudam a cumprir não só os meus objectivos a curto e longo prazo mas também a ter controlo sobre tudo aquilo que já fiz de forma extremamente detalhada.

wunderlist mac

No OS X nem é necessário abrir a aplicação, basta aceder ao icon da mesma na barra do sistema operativo e assim criar uma tarefa muito rapidamente!

O facto desta aplicação não só estar presente no Mac mas também em smartphones dos 3 sistemas operativos móveis lideres faz com que a sincronização entre dispositivos não seja um problema!

App Store: Wunderlist

Preço: Gratuito | Contém compras dentro da aplicação

Vê também: Rio 2016 é aplicação dos Jogos Olímpicos para todos os amantes do desporto

2. AppCleaner

Uma das coisas mais irritantes para mim quando fiz a transição de Windows para o OS X, foi o facto de a Apple não providenciar nenhuma forma de desinstalar aplicações de terceiros, i.e. aplicações que não foram instaladas a partir da loja oficial.

app cleaner mac

Meia dúzia de pesquisas na Internet levaram-me a instalar e usar até hoje aquela que é a ferramenta mais poderosa de desinstalação e limpeza de dados temporários de aplicações que encontrei até hoje para Mac, o AppCleaner.

Download: AppCleaner

Preço: Gratuito

3. Franz

São várias as aplicações de comunicação que uso diariamente para falar com os meus amigos, colegas e familia e ter que instalar cada uma delas não só afeta o sistema em termos de espaço mas também me afecta a mim pois tenho de andar de aplicação em aplicação, a solução encontrada por mim?

franz mac

Franz! Uma aplicação que junta 14 serviços de comunicação numa só aplicação. Skype, Messenger, Whats App, Slack, Steam, etc, são alguns desses serviços que podes aceder directamente através da aplicação.

Download: Franz

Preço: Gratuito

Vê ainda: Motorola Moto G4 revela mais algumas das suas especificações e características

4. Lightshot Screenshot

Esta é mais uma aplicação que responde à minha necessidade de por vezes partilhar algo que estou a ver no meu ecrã com alguém.

lightshot mac

Com o Lightshot Screenshot podes partilhar ou guardar capturas de ecrã total ou uma área especifica e carregar essas capturas directamente no serviço de imagens Imgur.

App Store: Lightshot Screenshot

Preço: Gratuito

5. Dropbox

Será muito difícil não conheceres esta aplicação, mas se és um pouco distraído e não sabes como funciona então continua a ler!

O Dropbox é muito provavelmente uma das soluções de armazenamento de ficheiros na Cloud gratuitas que melhor se integra do OS X, e por isso é a minha última recomendação!

dropbox mac

A integração de que falo é feita diretamente no sistema de ficheiros (Finder) pelo que a pasta Dropbox no teu Mac funciona exatamente da mesma forma que uma pasta local, a única diferença? Os ficheiros contidos na pasta Dropbox estão disponíveis em todos os dispositivos capazes de aceder à Dropbox seja através de um browser ou uma aplicação, o que dá imenso jeito quando quero ter sempre acesso alguns documentos independentemente do dispositivo que estou a utilizar.

Download: Dropbox

Preço: Gratuito | Contém compras dentro da aplicação


 

E são estas algumas das aplicações que fazem parte do meu dia-a-dia e que espero serem também a ti úteis, se és um utilizador do Windows Mobile podes consultar aqui uma lista das aplicações que uso no meu smartphone.

Talvez queiras ver:

A tentar mudar o mundo linha de código a linha de código. Estudante de Eng. Informática, "Software Developer" nos tempos livres e apaixonado desde sempre por tecnologia.