3 dicas da Sage para tirar mais proveito do Dia Internacional do Café

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A 1 de outubro celebra-se o Dia Internacional do Café, uma bebida de eleição em Portugal. Aproveitando a ocasião, a Sage Appliances junta-se à efeméride, reforçando a promoção e a democratização do café de especialidade.

A aposta da marca? Um café premium que se distingue pelo comércio justo, pela rastreabilidade e qualidade superior.

Assim, para celebrar a cultura em torno do café, a marca partilha receitas de café tradicionais dos destinos favoritos dos portugueses.

Un café con leche, por favor, o café mais comum em Espanha

Espanha é, em primeiro lugar, o destino preferido dos portugueses quando viajam para o estrangeiro. Este país é conhecido pela sua gastronomia, arquitetura e pela energia vibrante, refletida nas suas ruas.

Existe melhor forma de se sentir em casa na Plaza del Callao, em Madrid, do que com um bom café con leche?

Este café típico espanhol é um café expresso extraído para um copo alto e misturado com leite texturizado.

Máquina de café Sage The Barista Express Impress

A proporção para obter um café con leche perfeito é metade de café e metade de leite texturizado. Para o fazer, basta seguir os seguintes passos:

  1. Limpe a máquina: deixe correr água quente pelo porta-filtros. Isto ajudará a obter expresso mais saboroso, graças a uma temperatura otimizada do porta-filtros pré-aquecido.
  2. Adicione os grãos de café ao dispensador de grãos e deixe a the Barista Express Impress moer e prensar a dose ideal de café (18-22 gr).
  3. Coloque o porta-filtros no grupo e rode-o até ficar trancado corretamente.
  4. Pressione o botão e extraia um expresso simples e suave, graças à pressão ideal de extração de 9 bar, para uma chávena de 150-200ml.
  5. Verta leite frio para o jarro de leite.
  6. Coloque o tubo de vapor imediatamente abaixo da superfície do leite.
  7. Aqueça o leite até ferver. Recomendação: com base em que leite e/ou alternativas de leite utilizadas, aquecer o café con leche até um máximo de 65 °C, assegurando a estrutura característica da micro espuma.
  8. Após aquecer, bata suavemente na bancada para a homogeneizar e dar-lhe um aspeto brilhante.
  9. Verta sobre o café previamente preparado, com a chávena inclinada e permitindo que o leite caia a uma altura de 5-10 cm, de modo a penetrar no café.
  10. Uma vez 2/3 cheio, endireite o copo e termine de verter o leite.

Un Noisette, s'il vous plaît, a tendência em França

Paris é o segundo destino favorito de férias dos portugueses. Esta cidade francesa é conhecida mundialmente pela sua arte, cultura e gastronomia

É por isso que a melhor maneira de o transportar até lá é através do seu café mais típico, o Noisette, um expresso feito num pequeno copo com uma pequena quantidade de espuma de leite quente, para que o café adquira uma cor de avelã.

Para o preparar, basta seguir os passos simples recomendados pelos baristas:

  1. Limpe a máquina: deixe correr água quente pelo porta-filtros. Isto ajudará a obter expresso mais saboroso, graças a uma temperatura otimizada do porta-filtros pré-aquecido.
  2. Adicione os grãos de café ao dispensador de grãos e deixe a the Barista Express Impress moer e prensar a dose ideal de café (18-22 gr).
  3. Coloque o porta-filtros no grupo e rode-o até ficar trancado corretamente.
  4. Pressione o botão e extraia um expresso simples e suave, graças à pressão ideal de extração de 9 bar.
  5. Texturize o leite: assim que extrair o café, adicione leite ao jarro. Insira o tubo de vapor e abra a válvula. A camada de micro espuma necessária é apenas a suficiente para dar ao café uma tonalidade de avelã.

Un caffè espresso, per favore, o clássico de Itália

Máquina de café The Barista Express Impress da Sage

Roma está entre os 3 principais destinos, internacionalmente reconhecidos pela arte histórica, arquitetura e la cucina italiana.

Uma das grandes contribuições dos italianos para a gastronomia é o expresso, pois foram os primeiros importadores de café, sendo considerados o local de nascimento do melhor expresso.

O melhor acompanhamento para uma clássica tour de Vespa para explorar Roma? Um café expresso, com certeza. Prepará-lo pode parecer simples, mas obter o café expresso perfeito é mais difícil do que parece. Aqui estão algumas dicas para obter o melhor resultado:

  1. Compre bom café, de especialidade, a qualidade do café irá determinar o sabor e a qualidade do café expresso.
  2. Tenha atenção à moagem. Com a the Barista Express Impress, a dose ideal (18-22 gr de café moído) é processada automaticamente.
  3. Pressione o botão e deixe a combinação da pressão ótima (9 bars) e da temperatura exata (93 °C) resultar num expresso perfeitamente equilibrado. Salute!

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.