YouTube testa função de fila de vídeos para ver no Android e iPhone

Rui Bacelar
Comentar

O recurso está presente há muito tempo na versão web da plataforma de vídeos da Google. Porém, só agora é que a fila de reprodução chegou à fase de testes para a versão beta da aplicação YouTube para Android. Há, contudo, boas notícias para os utilizadores do YouTube Premium uma vez que o recurso já se encontra disponível.

Em causa está a possibilidade de criar playlists para reproduzir vídeos do YouTube uns a seguir aos outros. Porém, até ao momento, a plataforma de vídeos só disponibilizava este recurso na versão Web do serviço, tardando apenas pela introdução desta função nos dispositivos móveis.

Filas de reprodução a chegar também às apps Android e iOS

YouTube Android fila

Felizmente, a Google parece ter ouvido os seus utilizadores e traz, por fim, a fila de vídeos para ver no Android e iPhone (iOS) e iPad (iPadOS). De momento a função encontra-se em fase de testes para a versão gratuita do YouTube em dispositivos móveis.

Importa frisar que este recurso chegou em primeiro lugar aos utilizadores da versão Premium do YouTube no início do mês em fase de testes. Agora, tendo já sido aplicada à versão paga do YouTube, chega em versão beta ao YouTube convencional.

Importa frisar que a sua funcionalidade plena só será disponibilizada no final de janeiro de 2023, tal como é referido na lista de mudanças ou changelog.

Na eventualidade de ainda não terem recebido esta função, e forem assinantes Premium, podem ativá-lo manualmente. Para tal, basta tocar na sua foto de perfil no canto superior direito, indo para Configurações - Experimentar novos recursos. Por fim, ir até “Fila” e tocar no botão “Experimentar”.

Recurso estreou no YouTube Premium no início de dezembro

Filas do YouTube

A notícia foi avançada primeiramente pela publicação The Verge, com os primeiros utilizadores a receber a ferramenta no último dia 24 de dezembro (sábado). Entretanto, a sua disponibilidade foi alargada as vários mercados globais.

Esta mesma função está igualmente presente mediante o uso do Chromecast com os nossos telefones. Na prática, também aí podemos colocar vários vídeos do YouTube em fila de espera para dar início, sequencial, à sua reprodução.

Porém, não só para os utilizadores do YouTube Premium, mas também brevemente para todos os utilizadores da plataforma através de dispositivos móveis, será possível adicionar vídeos a uma fila. Algo que, na prática, funciona como uma lista de reprodução temporária.

O utilizador, após ativar o novo botão de “Reproduzir o último da fila”, a partir do menu de três pontos verticais que nos é apresentado nas miniaturas do vídeo, tocando-lhe dá-nos a opção de o adicionar à fila, ou criar uma nova fila.

Por fim, estas novidades foram anunciadas também pela própria empresa norte-americana. No entanto, nesta versão de testes alguns utilizadores estão a apontar falhas à nova ferramenta como a dificuldade em adicionar vídeos à fila de reprodução à primeira tentativa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com a atualidade tecnológica na 4gnews. Email: ruibacelar@4gnews.pt