Xiaomi lança nova versão da MIUI 14 com Android 13 para estes smartphones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A mais recente versão da interface de utilizador (UI) desenvolvida pela Xiaomi é a MIUI 14. Esta iteração baseia-se já na recente Android 13 da Google, o sistema operativo disponibilizado pela gigante das pesquisas durante os últimos meses de verão.

Mais recentemente, a fabricantes chinesa disponibilizou a versão de desenvolvimento (developer) da MIUI 14 para alguns dos seus equipamentos. Conforme os relatos mais recentes, os dispositivos estão já a testar a nova atualização, num total de cinco modelos.

Versão de testes da MIUI 14 disponível para 5 equipamentos Xiaomi

Xiaomi MIUI 14 Android 13

Entre tablets e smartphones, com um dos seus dobráveis, os equipamentos que já estão a testar este update são os seguintes:

  • Xiaomi Mi MIX FOLD,
  • Xiaomi Pad 5 Pro 5G,
  • Pad 5 Pro,
  • Pad 5,
  • Xiaomi Mi 11 Youth Vitality Edition.

Importa frisar, contudo, que esta nova versão traz melhorias e otimizações para a prévia versão de desenvolvimento originalmente disponível para os cinco equipamentos referidos acima.

O melhor de tudo? Agora a Xiaomi afirmou que também os modelos Redmi K50 e Redmi K50 Pro devem ser adicionados, muito em breve, a esta lista de smartphones com direito ao teste da versão de desenvolvimento.

Trata-se assim de um esforço crescente por parte da tecnológica em dar a conhecer a sua MIUI 14 baseada no novo Android 13 da Google. Além disso, contamos também com esta benesse para os smartphones Xiaomi 13 Pro, bem como para a versão base, o Xiaomi 13, já no início de janeiro, a partir do próximo dia 13.

Mais funções para tablets, dobráveis e grandes ecrãs

MIUI 14 Android 13 Xiaomi

A Xiaomi partilhou também novas informações sobre as capacidades da MIUI 14 colocando a ênfase na adaptação aos smartphones dobráveis e ecrãs grandes. Ou seja, teremos mais recursos para os seus tablets, também disponíveis em Portugal, ao passo que os smartphones dobráveis da marca continuarão a fintar os utilizadores europeus.

Importa assim frisar que a versão da MIUI 14 baseada no Android 13 para os equipamentos Xiaomi Mi MIX FOLD, Pad 5 Pro 5G e Pad 5 Pro traz diferenças significativas face à versão para os demais smartphones.

Ao que tudo indica, temos mais recursos de acessibilidade, gestão de conteúdos e rentabilização do espaço extra de ecrã. Em simultâneo, temos animações e novos formatos também adaptados aos ecrãs dobráveis dos dispositivos da marca.

Log completo da versão mais recente da MIUI 14 baseada no Android 13

  • Sistema corrige o problema de consumo anormal de energia da WLAN em configurações específicas
  • Corrige o problema que faz com que o ecrã falhe em determinados cenários Para melhorar a experiência do utilizador, algumas aplicações do sistema MIUI são desmontados.
  • Os utilizadores podem atualizar as apps na loja de aplicações, já que isso faz parte da versão dev da interface MIUI.

Por fim, aguardamos agora pelo início da disponibilização das ROM's Globais, referindo-se estas distribuições à ROM para a China.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.