YouTube mudou a sua interface com novidades para todos os dispositivos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google tem conduzido o YouTube ao caminho da maior rentabilização, consubstanciando-se tal na presença gradual de cada vez mais publicidade na plataforma de vídeos. Porém, as recentes novidades mostra-se agora mais atrativas para o grande público, com o intuito de recuperar a preferência dos utilizadores.

Em causa estão as alterações à Interface Geral, a UI do YouTube para vários dispositivos. Com efeito, ver vídeos no YouTube está mais atrativo com a plataforma da Google a adaptar-se melhor aos vários ecrãs.

YouTube 2

Assim, independentemente do local onde usem este serviço, o formato e apresentação estarão mais ajustados a cada tipo de ecrã. É uma das maiores alterações ao aspeto geral do YouTube dos últimos anos!

Google traz várias mudanças à interface do YouTube

YouTube Google
Antes (esquerda) e depois (direita) do aspeto geral do YouTube em smartphones.

As horas que passamos a ver vídeos do YouTube vão ficar mais agradáveis. Esta é a promessa da Google com as melhorias de interface a caminho da sua plataforma de vídeos. Note-se que as mudanças estarão presentes na versão para mobile, dispositivos móveis Android e iOS na respetiva app de YouTube, bem como na versão desktop (Web) e na TV.

Veja-se, acima, uma das principais alterações para minimizar as distrações na interface e a aplicação do novo modo (mesmo) escuro, perfeito para ecrãs AMOLED.

Controlo preciso da reprodução de vídeos no YouTube

Starting today, we're rolling out a new modern look for YouTube as well as several product features that will add an even more immersive viewing experience. It’s the same YouTube at its core but with definite improvements based on your feedback! (1/3) pic.twitter.com/UdWDkeTdSZ

— Neal Mohan (@nealmohan) 24 de outubro de 2022

Assim sendo, as melhorias anunciadas pela plataforma temos o controlo preciso da reprodução, bem como a procura precisa de um determinado momento no vídeo.

Na prática, a utilizador poderá, por exemplo, fazer um pinch to zoom para aproximar da barra de reprodução e, criteriosamente, escolher um determinado momento do vídeo para ver, ou voltar a ver.

Para além disso, a interface do YouTube voltará a mudar no sentido de garantir uma experiência de visualização mais moderna e imersiva, a pensar já nos novos tipos de ecrãs. Para que o utilizador se concentre mais no vídeo e com menos distrações visíveis.

Em suma, para os vídeos, a forma como interagimos com este conteúdo tem agora mudanças. Poderemos ampliar e reduzir facilmente um vídeo no smartphone.

Para além disso, quando soltamos o mesmo, este permanecerá ampliado para quem tiver dificuldades visuais, ou simplesmente quiser ver o resto do vídeo com mais detalhe na área ampliada.

Modo escuro (mesmo escuro) a chegar também ao YouTube

YouTube Google

Em particular, para quem quiser poupar mais bateria do smartphone, cansar menos os olhos e perder menos tempo com possíveis distrações. Em causa está o Dark Mode no YouTube, ou modo escuro, agora reformulado para 2022, disponível na Web e dispositivos móveis através da app Android e iOS.

Para além disso, o YouTube quer ficar mais simples de usar, navegar e descobrir novo conteúdo. Portanto, quer seja no telemóvel ou no computador, bastará arrastar, ou deslizar para cima para exibir uma linha de miniaturas na janela de reprodução. Em seguida, poderemos aplicar ajustes precisos para chegar à parte exata de cada vídeo.

Por fim, estas alterações chegarão à plataforma de vídeos da Google no decurso das próximas semanas. Podem assim manter a app do YouTube atualizada nos dispositivos móveis e aguardar pela chegada das novidades à versão Web.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.