YouTube bate o pé ao AdBlock em todo o Mundo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A plataforma de vídeos da Google, o YouTube, já começou a impedir a utilização de Adblockers ou bloqueadores de anúncios em todo o mundo. Está atualmente em curso o plano de ação previamente anunciado pela tecnológica norte-americana para enfrentar esta realidade junto dos utilizadores.

Enquanto principal fonte de receita do YouTube e da própria Google, os proveitos gerados pela exibição da publicidade e anúncios são da mais extrema importância para a empresa. Desse modo, o uso de soluções como o AdBlocker passam a ser proibídos pela plataforma a partir deste momento.

Fim da linha para soluções como o AdBlock no YouTube

Google YouTube AdBlocker
Os bloqueadores de anúncios no YouTube chegam ao fim.

O YouTube anunciou a sua intenção de acabar com os bloqueadores de anúncios em maio de 2023. Todavia, foi só no final de outubro que demos conta do início da aplicação deste novo plano na plataforma de vídeos, inicialmente em fase de testes.

Agora, porém, temos uma distribuição global da nova política da empresa perante estes bloqueadores. Na prática, aplicando-se a todo o globo e impedindo os utilizadores de ver os vídeos caso tenham alguma solução de AdBlock ativa nos seus navegadores.

Portanto, se a partir de agora abrirem o YouTube e se depararem com um aviso similar ao que apresentamos abaixo, em seguida, para verem algum conteúdo na plataforma terão que o desativar. A alternativa será subscrever o serviço YouTube Premium.

Medidas drásticas para acabar com os Adblockers no YouTube

Google YouTube
Aviso a ser exibido pelo YouTube quando deteta uma solução de AdBlock.

Importa frisar que até ao momento esta ação do YouTube aplicava-se apenas a algumas regiões e mercados ao redor do globo. Agora, porém, trata-se de uma aplicação universal deste novo meio de combate aos bloqueadores de publicidade na plataforma.

Quase de imediato, vários utilizadores começaram a expressar as suas queixas perante tal ação junto de redes sociais e plataformas como o Reddit, expondo os problemas com esta prática. Segundo vários utilizadores, mesmo desativando o AdBlock para ver o vídeo em questão, o conteúdo permanece bloqueado, frustrando assim o normal uso do YouTube.

Além disso, queixas similares começaram também a replicar-se através da rede social X (ex Twitter), dando conta de uma mesma realidade, bem como outras problemáticas. Em particular, também outros navegadores que não o Chrome estarão a apresentar problemas ao normal funcionamento da plataforma.

This is very SURPRISING!I am not using any Ad-Blocker. This is the default Microsoft Edge settings which blocks trackers. YouTube is not only flagging Ad-Blockers but also browsers like MS Edge, Brave browser, etc. Any thoughts, bros????I don't have problems with ads, my whole… pic.twitter.com/GU398DNlHK

— Pratik Rai (@praaatiiik) 1 de novembro de 2023

Face ao exposto, podemos considerar o sistema de deteção de bloqueadores de anúncio do YouTube bastante sensível e ainda em fase de aperfeiçoamento. Temos, claramente, alguns "falsos positivos" como seria o caso exposto supra, de outros browsers estarem a ser sinalizados como soluções de AdBlock.

Por fim, de momento a única solução definitiva para evitar estes bloqueios no acesso aos vídeos passam pela efetiva desativação dos bloqueadores de anúncios. Em alternativa temos também a subscrição do serviço YouTube Premium, da própria plataforma.

So I turned off my adblock for YouTube and am STILL getting this notice. I'd have to risk my privacy by completely removing the adblock just for the CHANCE to use the site...I just wanted to listen to my music without being interrupted every song TTwTT pic.twitter.com/EQMO8efmlj

— Echo (@EchoedTide) 30 de outubro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.