Xiaomi vai ser a rainha da fotografia com nova lente revolucionária!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi apresentou uma evolução incrível na qualidade fotográfica dos seus smartphones ao longo dos últimos anos, tendo mesmo sido a primeira marca a lançar no mercado um smartphone com câmara de 108 megapixels. Desde então, têm conseguido constantemente ganhar destaque nos rankings da DxOMark, mas continuam a perder para a Huawei.

Hoje, revelaram através da rede social chinesa Weibo uma nova lente telescópica que promete revolucionar a qualidade e capacidades fotográficas dos seus smartphones. Esta lente funciona praticamente como uma tradicional câmara fotográfica, oferecendo uma grande abertura, que permite aumentar a exposição à luz em até 300% e aumentar a claridade em até 20%.

Apesar dos números que nos deixam muito curiosos sobre as reais capacidades desta lente, a Xiaomi acabou por não revelar informações concretas sobre o nível de abertura da lente. Ainda assim, confirmaram a implementação de uma nova tecnologia de estabilização de imagem que promete resultados impressionantes.

Mecanismo da lente fotográfica da Xiaomi é digno de uma máquina fotográfica compacta

Assim como se pode ver no vídeo em cima, o grande destaque desta lente vai para o seu mecanismo. Tal como uma tradicional máquina compacta, esta lente destaca-se pela capacidade de expandir-se para "fora do corpo" do smartphone. A marca não revelou mais detalhes sobre as capacidades da sua nova lente, mas este tipo de mecanismo abre a porta para infindáveis capacidades.

Por exemplo, poderá eliminar uma das atuais limitações das câmaras zoom nos smartphones. As atuais lentes telefoto das câmaras são fixas, não permitindo que seja feito um ajuste físico do nível de zoom, obrigando a que tal seja feito através do software. Esta lente da Xiaomi por outro lado, será teoricamente capaz de o fazer, garantindo uma maior qualidade.

Xiaomi lente telescópica

Esta lente poderá também fazer com que seja possível para a Xiaomi lançar smartphones com apenas uma câmara fotográfica, em vez de 5 como foi o caso do Mi Note 10.

Não há ainda informações sobre qual poderá ser o primeiro smartphone da Xiaomi a estrear esta lente, sendo ainda um projeto em desenvolvimento. Ainda assim, tudo indica que quando isso acontecer, poderemos estar perante o novo "Rei da Fotografia".

Este é o mesmo tipo de lente presente nas tradicionais câmaras compactas, que por vezes poderão apresentar-se como a melhor alternativa para conseguires tirar excelentes fotos on-the-go. Vê aqui as melhores câmaras compactas que podes comprar em 2020.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.