A fabricante chinesa liderada por Lei Jun é fonte quase inesgotável de avanços, novidades e fugas de informação com produtos IoT, smartphones e demais gadgets úteis para o nosso quotidiano. Agora, podemos avançar que, muito em breve, a sub-marca da Xiaomi, a Redmi, lançará um novo smartphone Android com carregamento rápido de próxima geração.
Em causa está o novo padrão de carga a 210 W, um novo patamar de potência que promete "atestar" a bateria numa questão de minutos e não de horas. Segundo a fabricante, esta será a nova revolução de mercado, podendo libertar rapidamente o utilizador das tomadas no espaço de poucos minutos.
Redmi Note 12 Explorer Edition a chegar eventualmente à Europa
A fuga de informação deve-se ao utilizador "Wisdom Pikachu" que, através da rede social chinesa Weibo veio asseverar a existência deste modelo de smartphone com carga extra rápida. Mais concretamente, para uma bateria típica, bastarão 9 minutos para obter uma carga completa.
É o tempo de um duche (muito) rápido graças ao padrão de 210 W de potência, um dos novos recordes do modelo Redmi Note 12 Explorer Edition. A disponibilidade deste modelo é, de momento desconhecida fora da China, servindo sobretudo como produto de teste para a implementação do novo padrão de carga rápida.
9 minutos dos 0% aos 100% com carga a 210 W
Aliás, tal como tem sido hábito no seio da marca, uma nova tecnologia é estreada nos recentes modelos Redmi. Assim, passando posteriormente à gama Xiaomi T e, por fim, aos modelos topo de gama.
Tome-se aqui como exemplo o padrão de carga a 120 W que estrearia num modelo Redmi, equiparia ambos os Xiaomi 12T e chegaria agora ao Xiaomi 13 Pro (e Ultra).
Apesar de não termos mais detalhes sobre as caraterísticas técnicas do possível Redmi Note 12 Explorer Edition, certo é que o leaker apontou o segundo semestre do ano como data aproximada da sua apresentação. Ou seja, contamos com um reforço para o verão, ou outono, a apostar tudo na potência de carregamento.
O telefone poderá também empregar o atual Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, aliado ao padrão de 210 W de carga rápida, uma combinação altamente provável. Nesse sentido aponta também a publicação MyDrivers.
Smartphone a chegar ainda em 2023
Aliás, esta mesma fonte já se mostrou fiel nas previsões passadas ao acertar na maioria dos detalhes dos Xiaomi 13 e dos tablets Xiaomi Pad 6. Dito isto, acredito que um Redmi Note 12 Explorer Edition exista efetivamente nos planos da marca e possa integrar este novo padrão de carga.
Em suma, acredito que este tipo e padrão de carregamento rápido venha a figurar nos próximos smartphones Xiaomi a chegar ainda em 2023. Tem as suas vantagens explícitas, mas espero que a longevidade dos componentes (bateria) esteja igualmente assegurado.
Recordamos, por fim, que este mesmo Redmi Note 12 Explorer Edition foi lançado na China no final de 2022. Foi então um produto pioneiro, de cariz muito experimental, mas cujas valências estarão agora preparadas para aterrar também na Europa.
Editores 4gnews recomendam: