Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 estreia-se na GeekBench e AnTuTu

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A próxima geração de processadores topo de gama da Qualcomm acaba de chegar às mais populares plataformas de testes sintéticos, a AnTuTu e a Geekbench. Aí, podemos avalizar o desempenho daquela que poderá ser a primeira versão dos Snapdragon 8 Gen 3.

Podemos também a partir destas pontuações aferir o salto quantitativo na performance dos próximos smartphones Android que empreguem este chipset para dispositivos móveis.

Será, sem a menor dúvida, o "motor" de uma próxima geração de smartphones premium a chegar no início do próximo ano.

Primeiros resultados de benchmaks mostram as capacidades da Qualcomm

8 Gen3 leaks?🤔 pic.twitter.com/Cxdw3LPjvA

— Revegnus (@Tech_Reve) 30 de abril de 2023

Atualmente temos no Snapdragon 8 Gen 2 um dos melhores processadores para smartphones Android da atualidade, potenciando já vários dos melhores telefones no mercado. No entanto, temos agora o primeiro avistamento do possível Snapdragon 8 Gen 3 nas plataformas de teste com resultados cativantes.

Em causa está a sua passagem pela AnTuTu e Geekbench, deixando-nos um registo das suas capacidades nesta primeira ronda de testes.

É também este o processador que competirá frente a frente com o A17 Bionic da Apple, o processador para os próximos Apple iPhone 15 Pro a chegar em setembro próximo.

Novo patamar que desempenho para o Snapdragon 8 Gen 3

A fuga de informação em questão mostra-nos que o possível Snapdragon 8 Gen 3 pontuou cerca de 2563 pontos nos testes single core da Geekbench e um total de 7256 pontos nos testes multi core. Em simultâneo, pontuaria um total de 8621 pontos nos testes à sua gráfica ou GPU.

Por outro lado, na plataforma AnTuTu este mesmo chipset Qualcomm obteve uns incríveis 1.712.271 pontos, com 331,292 pontos atribuídos ao desempenho do CPU e 853,295 atribuídos à sua gráfica.

A17 BIONIC GEEKBENCH 6 👀•SCS 3019•MCS 7860#AppleA17 #Apple pic.twitter.com/cCO4EJExs0

— TECHNOLOGY INFO (@TECHINFO45) 15 de março de 2023

Face ao exposto, caso estes testes divulgados primeiramente na rede social chinesa Weibo sejam verídicos, então o Snapdragon 8 Gen 3 estará ligeiramente abaixo do A17 Bionic que já registou 3,019 / 7,860 na Geekbench face aos 2,723 / 7,525 pontos registados pelo Snapdargon 8 Gen 3 nesta mesma plataforma.

Importa frisar, porém, que estas listagens dificilmente retratam uma versão final do processador Qualcomm. Dito isto, até à apresentação oficial de ambos há amplo espaço para melhoria e otimização dos componentes técnicos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.