
| Característica | Detalhe |
|---|---|
| Processador | Quad-core A55 |
| Memória | 2 GB RAM + 32 GB de armazenamento |
| Conetividade sem fios | Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2 |
| Conetividade com fios | HDMI, USB-A |
| Tecnologias suportadas | HDR10+, DTS:X, Dolby Atmos, Dolby Vision |
Experiência de utilização
Design e configuração simples
A Xiaomi TV Box S tem um design minimalista, ficando discretamente colocada em qualquer cenário, seja secretária ou móvel de televisão. A configuração inicial é extremamente simples, seja com Android ou iOS. Basta utilizar a app Google TV para emparelhar a televisão com a Conta Google.
A interface da Xiaomi TV Box S reconhece quase automaticamente televisões, soundbars ou outros sistemas externos, através do Bluetooth. O seu microfone suporta comandos e pesquisas por voz e os típicos botões de acesso rápido.

Interface e apps
A adição da Google TV é muito bem-vinda, pois transforma a interface face à anterior, baseada em Android TV. Esta mudança numa interface muito mais organizada e de aspeto mais “limpo”. Além disso, existem recomendações inteligentes de conteúdo, personalizadas conforme a utilização. No geral, a interface é intuitiva e deverá ser fácil navegar para qualquer utilizador que já faça uso de um smartphone.
A compatibilidade de aplicações é o seu ponto mais forte: a Xiaomi TV Box S é compatível com as aplicações de streaming mais populares como Netflix, Disney+, Amazon Prime, HBO e até mesmo Apple TV e muitas mais.
É importante salientar que o suporte é certificado, significando que irás usufruir da resolução e qualidade de imagem máximas em todas as plataformas. Adicionalmente, o suporte para Chromecast ou Miracast permite projetar conteúdos do smartphone para a box.

Desempenho e armazenamento
O desempenho da Xiaomi TV Box S irá certamente agradar à maioria dos utilizadores. Estamos a falar de um dispositivo com resolução 4K até 60 FPS, HDR10+ e Dolby Vision. Caso tenhas uma televisão compatível, irás usufruir de uma qualidade de imagem fantástica, devido à box fazer proveito destas tecnologias. Mesmo em resolução FHD, a Xiaomi TV Box S consegue fazer um ligeiro upscaling para melhorar a qualidade de imagem em ecrãs maiores.
A Xiaomi TV Box S tem 32 GB de memória interna. Assim sendo, o utilizador tem mais espaço para instalar aplicações face às gerações anteriores. Adicionalmente, é possível guardar ficheiros de forma local como vídeos do Google Fotos ou outras fontes. Apesar dos parcos 2GB de RAM, não notei entraves na navegação de menus ou carregamento de conteúdos.
Pela porta USB, é possível ligar pens USB, discos externos ou mesmo periféricos básicos como teclados e comandos Bluetooth. Com o suporte para Dolby Atmos e DTS:X, a Xiaomi TV Box S também possibilita uma experiência favorável, seja a fonte de som TV, soundbar ou mesmo sistemas de som mais elaborados, ajudando a emprestar à ilusão de “cinema em casa”.

Contudo, a falta de entrada Ethernet poderá representar um entrave para utilizadores com pouco alcance ou muitos dispositivos na mesma casa. Ainda assim, temos o Wi-Fi 6 para ajudar a colmatar isso. De mencionar que a Xiaomi TV Box S não sobreaqueceu, mesmo após algumas horas de reprodução de conteúdo.
O ecossistema Xiaomi é interessante
Com a presença da Xiaomi Live TV+, a box adiciona uma camada extra de conteúdo. O Live TV+ agrega um conjunto de canais gratuitos, conteúdos ao vivo e vídeos temáticos. Obviamente que não oferece a mesma quantidade e versatilidade que uma box de subscrição de operadora mas é um extra muito bem-vindo, numa ótica casual.
Vale a pena comprar a Xiaomi TV Box S?
No mercado das TV Box, a Xiaomi TV Box S é sem dúvida a escolha ideal. As características são atuais como a resolução 4K e suporte para HDR10+ e tendo praticamente todas as plataformas de streaming do mercado e alguns extras, é ideal para a maioria dos utilizadores.

O que mudou face às gerações anteriores?
- Processador mais poderoso: a 3.ª geração da Xiaomi TV Box S utiliza um processador quad-core A55 até 2.5 GHz, contribuindo para um aumento de desempenho significativo de cerca de 50%.
- Armazenamento interno maior: esta versão aumentou o armazenamento de 8 GB para 32 GB, um enorme salto. Desta forma, podes colocar mais conteúdos na Xiaomi TV Box S, para ver offline.
- Conexão melhorada: com o Wi-Fi 6, a Xiaomi TV Box S garante uma qualidade de ligação e velocidades de internet melhores, compensando a falta de entrada ethernet.
- Áudio e vídeo com qualidade premium: caso tenhas uma televisão ou sistema de som compatível, a Xiaomi TV Box S permite-te usufruir das tecnologias de HDR10+ e Dolby Vision, bem como Dolby Atmos e DTS:X para som. Aliando a uma soundbar, oferece uma experiência excelente.
- Interface melhorada: no geral, devido às atualizações de hardware e software, a experiência de utilização na Xiaomi TV Box S é mais fluída e permite a instalação de mais apps.
Xiaomi TV Box S em relação à concorrência
Face ao Amazon Fire TV Stick ou equipamentos semelhantes, a Xiaomi TV Box S sobressai positivamente em alguns aspetos, como:
- Portas físicas: a Xiaomi TV Box S, devido ao seu formato, tem uma porta USB, o que permite ligar discos externos, pens ou até mesmo periféricos como teclado.
- Interface baseada em Android/Google TV: a interface está completamente integrada no ecossistema Google, o que permite maior quantidade e compatibilidade de apps.
- Excelente relação entre qualidade e preço: com todas as tecnologias que oferece, a Xiaomi TV Box S providencia uma experiência premium, a um preço bem simpático.
Contudo, se procuras especificamente um formato de “stick”, caso a tua televisão esteja na parede, poderás preferir um equipamento com esse formato, como o Xiaomi TV Stick 4K. No entanto, irás sempre perder funcionalidades face a uma box.

A Xiaomi TV Box S é para ti se…
- Se utilizas serviços de streaming como Disney+, Netflix, Amazon, HBO Max ou outros. A Xiaomi TV Box S é certificada por todos os serviços de streaming, o que significa que vais usufruir da qualidade nativa (4K, HDR10+, etc) sem upscaling ou outros “truques”;
- Procuras uma solução completa para todos os teus conteúdos, sejam serviços de streaming, conteúdos offline ou mesmo televisão alternativa (Xiaomi Live TV+);
- Pretendes ter uma experiência “plug and play” visto que a Xiaomi TV Box S consegue ser configurada e pronta a usar em 5 minutos ou menos.
A Xiaomi TV Box S não é para ti se…
A tua prioridade for estabilidade de internet perfeita ou uso muito intenso, ou específico. Caso, por exemplo, tenhas uma casa com muitos equipamentos ligados à internet e precises de fazer streaming de conteúdos de alta qualidade, jogos em nuvem ou multitarefas intensas, a falta de entrada Ethernet ou memória de 2GB pode fazer a diferença.
Conclusão
Em suma, recomendo a Xiaomi TV Box S à maioria dos utilizadores. É um equipamento com ótima relação entre qualidade e preço, oferece uma panóplia de tecnologias de som e imagem atuais, abrange todos os serviços de streaming e ainda dá alguns extras como conteúdos por armazenamento externo e grelha de canais gratuita. Apenas peca na falta de Ethernet e 2 GB de RAM, o que será relevante para um pequeno número de utilizadores.
