Xiaomi Smart Home Hub 2 é o novo gadget na minha lista de compras

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A fabricante chinesa liderada por Lei Jun acabou de disponibilizar na Europa um novo centro de controlo para todos os gadgets ligados à Internet. Por outras palavras, temos o novo Xiaomi Smart Home Hub 2 com protocolos Bluetooth, Bluetooth Mesh e ZigBee, todos eles populares.

A nova geração do produto promete agilizar ainda mais a sincronização das luzes, dos produtos para o lar, cozinha, quarto e essencialmente qualquer gadget IoT da marca. É a nova "ponte" que permite ao utilizador controlar os seus gadgets Xiaomi.

Dito isto, enquanto utilizador de gadgets e produtos IoT da fabricante chinesa, esta "ponte de controlo" será uma das próximas aquisições. Tudo para poder controlar de modo mais simples, rápido e eficiente os já vários produtos Xiaomi residentes.

Preciso do novo centro de controlo para os gadgets IoT da Xiaomi

Xiaomi Smart Home Hub 2
Botão On/Off e principais portas do Xiaomi Smart Home Hub 2.

Trata-se de um hub mais poderoso que o antecessr, o Smart Home Hub disponível na Europa sensivelmente desde março de 2022. O seu sucessor estreia-se agora em mercados como a Espanha, Alemanha, Reino Unido, França e não tardar a chegar a Portugal.

Atentando nas caraterísticas técnicas do Xiaomi Smart Home Hub 2 temos desde logo as conexões Wi-Fi de banda dupla, portanto a 2,4 GHz e 5 GHz para maximizar a sua ligação. Temos também compatibilidade plena com os protocolos Bluetooth e ZigBee.

Assim sendo, o Xiaomi Smart Home Hub 2 pode conectar-se e controlar uma vasta miríade de produtos Xiaomi como, por exemplo, os novos sensores Mi Door e Windows Sensor 2. Também suporta as gerações anteriores dos seus produtos IoT.

Note-se ainda que o novo centro de controlo conta também com uma porta RJ45 para ligação por cabo, direta, à Internet. Tem ainda uma porta USB do Tipo-C para alimentação (ligação à corrente elétrica). Ou seja, formas rápidas e eficientes de conectar o hub.

Xiaomi Smart Home Hub 2 chega agora à Europa

Xiaomi Smart Home Hub 2
Design geral com LED indicador na parte frontal do Xiaomi Smart Home Hub 2.

Segundo a própria Xiaomi, a porta RJ45 do novo Smart Home Hub 2 entrega um fluxo de informação mais eficiente na transferência de dados e informações. Mais ainda, a nova iteração do produto conta agora com 128 MB de memória interna.

Importa também destacar a utilização de um novo processador dual-core com frequência máxima de processamento a 1 GHz. Ou seja, face à geração anterior, o novo hub tem essencialmente o dobro da potência, o que significa uma maior agilidade de operação.

Isto dito, tendo já o centro de primeira geração, certo é que há espaço para melhoria, o suficiente para me fazer considerar a compra do novo produto. Agora, será também uma questão de tempo até o novo produto chegue a Portugal.

Processador mais poderoso e preço competitivo

Xiaomi Smart Home Hub 2
Visão explodida do novo hub Xiaomi Smart Home Hub 2.

O Xiaomi Smart Home Hub 2 foi primeiramente lançado na China, já no final de 2022. Agora, chega finalmente à Europa e traz também um corpo revestido a plástico branco, resistente aos raios UV - ou seja, não ficará amarelo com facilidade.

Por fim, o Xiaomi Smart Home Hub 2 possui um LED de controlo na parte frontal. Já o seu preço, em Espanha, é de 39,99 € conforme também o website oficial, mas resta saber se o mesmo valor será praticado também em Portugal.

Para mim, o preço ditará a intenção de compra.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.