Xiaomi Smart Glasses são oficiais: óculos inteligentes dos teus sonhos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Tal como prometido, a Xiaomi apresentou esta terça-feira os seus primeiros óculos inteligentes. Um dia antes do seu próximo evento, e em dia de evento da Apple, a fabricante chinesa mostrou ao mundo a sua visão para um tipo de wearable que parece querer afirmar-se.

Recorde-se que na última semana foram apresentados os óculos inteligentes desenvolvidos entre o Facebook e a Ray-Ban. Este novo produto da Xiaomi mostra ser mais arrojado, mas por enquanto é apenas um conceito e não existem planos para a chegar ao mercado.

Para começar, os Xiaomi Smart Glasses são capazes de te mostrar mensagens e notificações, fazer chamadas, navegação, captar fotografias e traduzir texto à frente dos teus olhos.

Xiaomi Smart Glasses pesam apenas 51 gramas

Tudo isto é conseguido porque o produto combina um sistema de imagem e sensores no corpo de uns óculos comuns. O ecrã usa microLED para ter iluminação, e os óculos pesam apenas 51 gramas.

xiaomi

Para se ter uma noção, o chip do ecrã mede apenas 2,4 mm por 2,02 mm. O que significa, tal como diz a Xiaomi, que tem basicamente o tamanho de um grão de arroz.

O ecrã é monocromático, pelo que não é a cores. Graças ao seu pico de brilho de 2 milhões de nits, não deverás ter problemas em aceder à informação mesmo com bastante sol.

xiaomi

A principal interação anunciada com estes óculos é a assistente virtual XiaomiAI. Como seria expectável, contam com microfones e altifalantes para as tuas chamadas, e a câmara de 5MP será suficiente para umas fotografias ou vídeos de ocasião.

Embora a marca não revele muitos pormenores, contam com uma versão de Android incorporada. Tudo isso é comandado por um processador ARM, e módulos de Wi-Fi ou Bluetooth.

xiaomi

Como qualquer conceito, devemos olhar para estes novos Smart Glasses como a Xiaomi a mostrar o que consegue fazer neste ramo. Este produto até pode ser um conceito, mas mostra que a marca está a trabalhar em óculos inteligentes, e será uma questão de tempo até lançar a sua alternativa para o mercado. A marca não quer que este seja apenas mais um wearable, e acredita pode substituir o smartphone.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.