Facebook e Ray-Ban lançam óculos 'smart' com câmara por 329 €

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O Facebook e a Ray-Ban apresentaram uma nova gama de smart glasses ou óculos inteligentes apelidada de Ray-Ban Stories. Os novos óculos estão disponíveis em três estilos Wayfarer, Round e Meteor e apresentam duas câmaras integradas de 5 MP.

O novo "vestível" ou werable foi criado com o intuito de captar fotografias e vídeo de modo mais discreto tendo em conta a aparência inconspícua do produto. Para a captação de som, os Ray-Ban Stories integram três microfones para áudio direcional.

São os novos óculos inteligentes com câmara integrada do Facebook

Facebook Ray-Ban Stories
Os óculos Facebook / Ray-Ban Stories no modelo Round.

A maior rede social do mundo aventura-se assim no mundo do hardware com o auxílio da icónica marca de óculos de sol e lifestyle. O resultado? Uma nova forma de captar o mundo que nos rodeira para, em seguida, o partilhar nas redes sociais.

Facebook Ray-Ban Stories
Os óculos Facebook / Ray-Ban Stories no modelo Wayfarer.

Ainda que o conceito não seja inédito, sendo prova disso os Spectacles da Snapchat, o grupo Facebook reconheceu mérito no conceito e investiu num produto seu. Para tal, socorreu-se da mestria da Ray-Ban para criar estes smart glases.

Facebook Ray-Ban Stories
Os óculos Facebook / Ray-Ban Stories no modelo Meteor.

São, de acordo com o Facebook, uma nova forma de captar o que se passa à nossa volta. Uma ferramenta criada para criadores de conteúdo, para partilhar o quotidiano, aventuras, ouvir música, ou atender simplesmente chamadas telefónicas.

Chamam-se Ray-Ban Stories e vêm em três modelos

Segundo a própria rede social, no comunicado à imprensa disponível na página da empresa, o seu novo produto destaca-se em cinco pontos, oferecendo ao utilizador cinco funções principais. A saber:

1. Instant Camera Capture: fotografia e vídeo instantâneo - até 30 segundos - permitindo captar momentos de forma espontânea com as duas câmaras integradas de 5 MP. Tem também uma luz LED que se iluminam para que as outras pessoas saibam que estão a ser gravadas e / ou fotografadas.

2. Stylish Design: o utilizador pode optar pela armação que melhor se adapta ao seu rosto e / ou estilo. É possível escolher entre os estilos Wayfarer, Round e Meteor. Cada um destes modelos estará também disponível em cinco esquemas de cor.

Facebook Ray-Ban Stories

3. Built-in Audio: os óculos Ray-Ban Stories têm altifalantes abertos, ou open-ear speakers, com um alinhamento triplo de microfones para captar uma melhor transmissão de voz, bem como para mediar chamadas telefónicas, ou para ouvir música.

4. Controlos com botão ou "Facebook Assistant". Para ativar as funções podemos usar a voz e dizer “Hey Facebook", ou usar o botão físico para, por exemplo, dar início à captura de vídeo ou de imagem. Há vários comandos à disposição dos utilizadores.

5. Facebook View. É possível partilhar em direto os vídeos captados com os Ray-Ban Stories no Facebook View. Desse modo, podemos partilhar os conteúdos com os amigos e seguidores nas redes sociais com um simples comando e ação.

Através da app é possível também editar os conteúdos, importar, ou partilhar essas mesmas criações. A partilha pode ser feita para as várias redes sociais como, por exemplo, o Instagram, WhatsApp, Messenger, Twitter, TikTok, Snapchat e claro, o Facebook.

Facebook View
As captações podem ser consultadas através da aplicação para smartphone.

A chefia desta Big Tech mostrou-se entusiasmada com a sinergia entre o Facebook e a Ray-Ban, bem como as possibilidades do produto. Para Andrew Bosworth, um dos executivos envolvidos na sua criação, os "Ray-Ban Stories foram criados para ajudar as pessoas a viver no momento e a manterem-se ligadas com as pessoas ao seu redor, bem como as pessoas com que gostariam de estar".

Os novos óculos não têm branding visível do Facebook, apenas da Ray-Ban

Mark Zuckerberg também partilhou algumas das suas aventuras no seu perfil das redes sociais Facebook e Instagram. Aí podemos ver também algumas das demais capacidades do produto, bem como o testemunho do executivo.

Por fim, o preço de lançamento para o modelo Wayfarer dos Ray-Ban Stories é de 329 €. No total, terão cerca de vinte estilos para escolher, com Portugal fora dos primeiros países a receber este produto.

Em primeiro lugar chegarão aos EUA, Austrália, Canadá, Irlanda, Itália e o Reino Unido, sem previsões para distribuição noutros mercados à data de redação deste artigo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.