Xiaomi Router 7000 é o mais moderno e poderoso router Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A tecnológica chinesa liderada por Lei Jun acaba de apresentar o seu mais recente (e mais potente) router de Internet. Em causa está o Xiaomi Router 7000 capaz de suportar até 600 dispositivos a si ligados em simultâneo graças às suas caraterísticas técnicas.

O melhor de tudo? Este router Xiaomi é equipado com o processador IPQ 9554 da Qualcomm, tem 1 GB + 128 MB de memória própria (flash) e apresenta um preço de venda ao público (na China), extremamente cativante de 799 yuan, o equivalente a 115 dólares, ou cerca de 105 euros à atual taxa de conversão.

Este é o novo router Xiaomi Router 7000

Xiaomi Router 7000

O novo router da Xiaomi apresenta um total de quatro portas para conexão a 2,5 G e efetivamente impressiona com a capacidade alegada para suportar até 600 dispositivos a si ligados em simultâneo.

É perfeito para quem tem vários gadgets IoT no seu lar e procura melhorar o desempenho da sua ligação à Internet, por exemplo, face aos equipamentos e routers das operadoras em Portugal.

Importa frisar que de momento o modelo topo de gama desta marca é o seu router 10G com preço equivalente a 250 dólares no mercado doméstico. Isto dito, temos agora um modelo avançado nas caraterísticas, mas muito mais competitivo.

Router Xiaomi equipado com o processador Qualcomm IPQ 9554

Xiaomi Router 7000

O seu processador Qualcomm IPQ 9554 é um chipset Networking Pro 620, entregando banda tripla com Wi-Fi 7 e suporte para até seis feixes de transmissão de dados. Mais ainda, este processador é fabricado com a litografia de 14 nm, mais eficiente.

Atentando ainda nas configurações do processador, temos uma modelo quad-core com núcleos Cortex-A73 com frequência máxima de processamento a 2,2 GHz. Porém, na versão escolhida pela Xiaomi para o seu Router 7000 a frequência de processamento é de 1,5 GHz, sem que uma razão para tal tenha sido avançada.

Velocidade máxima de 5,7 GBps no Xiaomi Router 7000

Xiaomi Router 7000

O novo Xiaomi Router 7000, em teoria, pode atingir uma velocidade máxima de 1376.1Mbps através do padrão 2,4 G. Por outro lado, a velocidade máxima de transmissão em 5G atinge os 5764,8 Mbps, mais de 5 GBps. Também suporta dual WAN/ dual LAN com este mesmo padrão de velocidade.

Temos também um total de 7 antenas externas no router Xiaomi Router 7000, bem como duas antenas internas, além de 4 antenas de frequência única para o padrão 2,4 G. Mais ainda, temos também 4 antenas internas dedicadas ao padrão 5G, além de uma antena NFC.

Mais ainda, este produto é capaz de otimizar o fluxo de transmissão para cada dispositivo específico da Xiaomi. Ou seja, pode detetar se está a enviar / receber dados para um smartphone Xiaomi, ou Smart TV, otimizando o canal e fluxo de transmissão.

Router será atualizado para suportar o padrão Wi-Fi 7

Temos também otimização para dispositivos como as consolas Sony PlayStation 5, Xbox, Switch, computadores (PC), bem como vários dispositivos móveis.

Por fim, este Xiaomi Router 7000 será atualizado para suportar, futuramente, o padrão Wi-Fi 7 assim que este ficar amplamente disponível, desse modo, mantendo-se relevante no futuro próximo.

Xiaomi has announced the start of accepting pre-orders for the newest Xiaomi Router 7000. The new router is built on the Qualcomm Networking Pro 820 platform, equipped with a 4-core processor with Cortex-A73 cores (1.5 GHz), as well as 1 GB of memory, which allows you to support

— Yaroslav Gavrilov (@appletester_rus) 5 de maio de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.