Xiaomi Redmi K60: revelado mais um modelo na série de topo económica com processador inesperado

Mónica Marques
Comentar

Assim que apresente oficialmente a série Xiaomi 13 no próximo dia 11 de dezembro, a marca chinesa vai concentrar-se no lançamento da nova linha de topo económica: Redmi K60.

Nas redes sociais, a Xiaomi está já a promover esta nova linha de smartphones e acaba de revelar mais um modelo da série: o Redmi K60E que chega com um processador inesperado.

Xiaomi Redmi K60E chega equipado com o processador MediaTek Dimensity 8200

Redmi K60E
Cartaz publicado pela Redmi a divulgar o modelo K60E Crédito@Redmi/Weibo

No próximo domingo será apresentada oficialmente a nova série flagship Xiaomi 13. O adiamento da conferência prevista para dia 1 de dezembro, acabou por obrigar a marca chinesa a reformular o seu cronograma de lançamentos.

Nesse sentido, a apresentação oficial da nova série de topo económica Redmi K60 só deverá chegar no início do próximo ano antes das comemorações do ano novo chinês que têm início a 22 de janeiro de 2023.

Mas a marca chinesa já começou a promover a nova série Redmi e acabou por revelar mais um modelo integrante desta família. Ao Redmi K60 e K60 Pro, junta-se agora o K60E. No cartaz de promoção, a Xiaomi confirmou também a presença de um processador inesperado neste terminal.

Sabe-se então agora que o Redmi K60E será alimentado pelo processador Dimensity 8200 da MediaTek. Todas as restantes especificações foram avançadas por rumores, por essa razão a única certeza é que terá o referido chip.

Vários rumores sugerem que este terminal poderá ser uma versão renomeada do Xiaomi 12T, disponível na Europa, Portugal incluído.

Assim, o modelo K60E chegaria equipado com um ecrã OLED de 6,67 polegadas com uma resolução de 1,5K e uma taxa de atualização de 120 Hz.

O Redmi K60E irá integrar também uma bateria de 5.500 mAh com suporte para carregamento rápido de 67 watts. Já na configuração de câmara traseira poderá contar com um sensor primário de 48 megapixéis, o que é bastante distante do sensor principal de 108 megapixéis do modelo Xiaomi 12T.

Especificações esperadas no Redmi K60 e K60 Pro

Os outros dois modelos contantes desta série são o Redmi K60 e K60 Pro. De acordo com os rumores divulgados até ao momento, o primeiro chega equipado com o processador Snapdragon 8+ Gen 1 enquanto o segundo terá o chip Snapdragon 8 Gen 2.

Como não podia deixar de ser, o modelo Pro vai contar com especificações mais avançadas como suporte para carregamento rápido de 120 watts na sua bateria de 5.500 mAh.

Vai também integrar um ecrã AMOLED com resolução 2K e uma taxa de atualização de 120 Hz. Terá ainda uma câmara principal com 50 megapixéis de resolução que poderá incluir o sensor Sony IMX766.

Por sua vez, o Redmi K60 chega com um ecrã OLED com resolução 2K e taxa de atualização de 120 Hz. A bateria também de 5.500 mAh terá carregamento rápido de 67 watts e na configuração de câmara traseira vai contar com um sensor primário de 64 megapixéis, um ultrawide de oito megapixéis e um sensor macro de dois megapixéis.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. Email:monicamarques@4gnews.pt