Xiaomi prepara o regresso dos smartphones com câmara pop-up?

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Uma nova patente submetida pela Xiaomi sugere que a marca poderá apostar novamente nas câmaras pop-up. Esta tecnologia tornou-se popular há alguns anos, mas foi rapidamente descontinuada pelas marcas.

Tal solução surgiu perante o desejo de reduzir as margens dos ecrãs dos smartphones e alcançar uma experiência de "ecrã completo". Contudo, outras soluções com menores desvantagens acabariam por prevalecer no mercado.

Patente da Xiaomi mostra uma nova abordagem às câmaras pop-up

A patente em causa foi descoberta pelo leaker FixedFocus e contempla uma imagem de um smartphone com o novo mecanismo da Xiaomi. Importa sublinhar que o documento em causa data do final de julho de 2023.

Xiaomi pop-up

Portanto, estamos perante uma ideia nova da Xiaomi ainda que com algumas semelhanças com a tecnologia que ela utilizou nos Xiaomi Mi 9T. Agora vemos que o módulo em causa está preparado para alojar, pelo menos, dois sensores.

Esta nova abordagem promete reduzir o espaço necessário para a sua acomodação dentro do smartphone. Deste modo, colmataria o problema da espessura e peso dos equipamentos, duas desvantagens frequentemente apontadas à primeira encarnação das câmaras pop-up.

Este novo mecanismo conta com uma caixa, o módulo da câmara e um componente reflexivo retrátil. O último é visto como um ponto essencial desta abordagem, possibilitando uma redução do espaço necessário e um melhoramento das fotografias ao refletir as imagens no módulo.

Tratando-se de uma patente, nada nos garante que a Xiaomi irá efetivamente reutilizar as câmaras pop-up nos seus equipamentos. Indica-nos apenas que a empresa está a estudar novas formas de abordar esta tecnologia e quer cobrir todas as legalidades caso decida que deve seguir este caminho.

As câmaras pop-up popularizaram-se por volta do ano de 2019, sobretudo após o lançamento do Vivo NEX 3. Contudo, esta abordagem foi rapidamente descontinuada devido a preocupações com a durabilidade das suas partes mecânicas e os receios de defeitos a longo prazo.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.