Xiaomi 13T: prepara-te para os novos smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A próxima gama de smartphones Android com desempenho de gama alta e preço de gama média / alta já tem data de apresentação para o dia 1 de setembro de 2023. Em causa está a gama Xiaomi 13T, os reforços de outono da fabricante chinesa liderada por Lei Jun.

Ao que tudo indica, além de lançarem o smartphone Redmi K60 Ultra na China, tal como apontam os rumores, teremos ainda uma surpresa para os mercados internacionais. Isto porque o telemóvel que ficará conhecido por Redmi K60 Ultra chegará ao mercado global com outro nome - Xiaomi 13 T Pro.

Setembro trará os novos smartphones Xiaomi 13T e Xiaomi 13T Pro

smartphone Xiaomi 13T
Os possíveis esquemas de cores para o smartphone Xiaomi 13T / 13T Pro.

Esta será a próxima geração de smartphones qualidade / preço da Xiaomi a chegar ao mercado em 2023 para fechar o ano da melhor forma. Ao que tudo indica, estes telemóveis serão lançados na Europa como o Xiaomi 13T e Xiaomi 13T Pro à semelhança da atual geração Xiaomi 12T que continua a valer a pena, sobretudo em promoção.

Xiaomi 13T Pro receives the NBTC certification.#Xiaomi #Xiaomi13TPro pic.twitter.com/Yha40i5HbY

— Mukul Sharma (@stufflistings) 28 de julho de 2023

A existência deste modelo já foi confirmada pela agência de homologação da Índia, a NBTC, tal como avança o leaker Mukul Sharma, fonte assídua de informação fidedigna. Pese embora, claro está, só a apresentação oficial possa confirmar estes dados.

Face ao exposto, temos assim a certeza da sua existência, bem como do modelo base, o Xiaomi 13T cuja certificação e homologação também já foram divulgados. Ou seja, este será o próximo par de telemóveis Xiaomi a chegar ainda este ano.

Xiaomi 13T receives the NBTC certification.#Xiaomi #Xiaomi13T pic.twitter.com/XGTpIsmly0

— Mukul Sharma (@stufflistings) 1 de agosto de 2023

A próxima dupla maravilha será baseada no supracitado Redmi K60 Ultra a ser lançado em primeiro lugar na China. É este o telemóvel que servirá de base ao Xiaomi 13T Pro, mudando apenas o seu nome comercial e pequenos detalhes técnicos.

Redmi K60 Ultra servirá de base à versão global do Xiaomi 13T

Redmi K60 Ultra (Extreme Edition)~Dimensity 9200 Plus chip~ PixelWorks X7 dedicated display chip~ AnTuTu score 1,774,714Such a powerful Beast machine 💪#RedmiK60Ultra #Xiaomi13T pic.twitter.com/dRG6ai3L7O

— Towsif Jaman 𝕏 (@jaman_ax) 3 de agosto de 2023

Particularmente digno de nota é o facto de este smartphone - Redmi K60 Ultra - ser apresentado hoje, na China. Por isso, ficaremos a saber exatamente o que esperar da gama que chegará à Europa no final deste mês / início do próximo mês de setembro.

Desempenho de gama alta assegurado pelo Dimensity 9200+ da MediaTek

Redmi's new K60 series smartphone, likely the Redmi K60 Ultra, will be announced today in China.#Xiaomi #Redmi #RedmiK60Ultra pic.twitter.com/eqRkZHLWKl

— Mukul Sharma (@stufflistings) 3 de agosto de 2023

Assim sendo, podemos já avançar que um dos processadores para a gama Xiaomi 13T será o Dimensity 9200+ (Plus) da MediaTek, atualmente o melhor chipset desta fabricante. Ademais, poderemos ter agora até três esquemas de RAM e armazenamento interno, segundo aponta também a publicação GSMarena.

Terá também até 16 GB de memória RAM, além de um novo processador independente para melhorar o desempenho do ecrã, segundo informações constantes do repositório SlashLeaks.

Estes smartphones terão ecrãs de 6,67 polegadas, tecnologia AMOLED com alta taxa de atualização até 120 Hz. Terão ainda uma resolução superior ao padrão Full-HD, neste caso com 1,5 K de resolução.

Mais ainda, contamos com a mesma bateria de 5 000 mAh de capacidade da geração atual, bem como o carregamento rápido até 120 W, possivelmente em ambas as versões dos dispositivos móveis.

Por fim, o preço de venda ao público deverá começar nos 600 euros na Europa, subindo até aos 800 euros para o modelo Xiaomi 13T Pro. Em todo o caso, teremos que aguardar pela sua apresentação oficial para confirmar estas informações.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.