Através do Twitter, foi partilhada uma patente registada na China pela Xiaomi. A patente mostra um smartphone com uma característica interessante. A câmara frontal tem o formato pop-up, à semelhança do Xiaomi Mi 9T, lançado em 2019.
Na verdade, esta patente precede o Xiaomi Mi 9T, pois foi registada em 2018. Significa que a Xiaomi já considerava na altura lançar equipamentos com câmara pop-up. Foi em 2018 que este tipo de câmaras começou a aparecer no mercado de smartphones.
No entanto, a indústria mobile altera-se depressa e neste momento, as câmaras pop-up já não são tão populares. Atualmente, as fabricantes preferem colocar buracos frontais onde algumas estão a desenvolver câmaras debaixo do ecrã, a Xiaomi sendo uma delas.
De acordo com as imagens, a câmara pop-up está ligada ao módulo de câmara traseira. Desta forma, o mecanismo de deslize e a câmara traseira fazem parte de apenas um módulo.
Câmaras pop-up criam dificuldades para fabricantes
Uma das maiores desvantagens no fabrico de smartphones com câmara pop-up é a impossibilidade de tornar o equipamento resistente ou à prova de água. Para o utilizador, a maior desvantagem é alguma queda que danifique o mecanismo ou mesmo pedras e grãos de areia que possam entrar do mecanismo.
Considerando estas desvantagens, parece pouco provável que a Xiaomi venha a lançar um equipamento com este sistema específico. Por outro lado, a Xiaomi é uma marca que costuma surpreender o mercado e os seus utilizadores com equipamentos diferentes, como é o exemplo da linha Mi Mix.
Antes de ires, descobre os melhores gadgets Xiaomi, todos disponíveis em Portugal.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung deixa utilizadores furiosos! Vão seguir os passos da "Xiaomi e companhia"
- Xiaomi faz concorrência ao IKEA com novas cortinas inteligentes!
- Xiaomi Redmi 9 é oficial na Europa! Especificações e preço imbatível!