Xiaomi acusada de usar obras de arte sem autorização para promover produtos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Xiaomi usou três peças de arte do artista 3D Peter Tarka para promover alguns dos seus produtos em Espanha. O grande problema desta ação é que a empresa o terá feito sem pedir qualquer autorização ao artista em causa.

A empresa chinesa pegou em três peças de arte diferentes do artista, e combinou-as “mudando apenas a saturação e retocando alguns elementos”, disse Peter Tarka ao The Verge. Por cima das obras de arte, encontramos alguns dos produtos da Xiaomi.

A dimensão da “cópia” fica bastante clara quando vemos a obra de arte de Peter Tarka. A imagem em baixo revela-a, e ficamos a perceber que a empresa chinesa apenas trocou alguns elementos por renders dos seus produtos.

O problema maior é que a questão não se fica por aqui. Na imagem de promoção vemos uma cadeira verde à esquerda e uma lâmpada no teto do lado direito. Estas também são ilustrações de Peter Tarka, que são comissionadas à LG.

A Xiaomi já apagou a ilustração do seu site espanhol

O artista afirma que ninguém da Xiaomi veio até agora falar consigo na tentativa de licenciar ou comissionar as suas obras de arte. À data de escrita deste artigo, a ilustração em causa já não se encontrava no site espanhol da marca, tendo sido retirada.

Por enquanto, a Xiaomi ainda não se pronunciou sobre este assunto. No entanto, usar o trabalho de outrem sem lhe dar o devido crédito não é algo de que a Xiaomi se possa orgulhar. Ainda para mais quando estamos a falar de uma empresa de nível global.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi está a testar gaveta de aplicações na MIUI. Sabe como experimentar
  • Conhece o interior do Xiaomi Mi 9T através deste vídeo oficial
  • Xiaomi 'brinca' com a notch nos vídeos promocionais do Mi 9T
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.