Xiaomi MIX Fold 2 quer superar o próximo dobrável Samsung Galaxy Z Fold 4

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O primeiro smartphone dobrável da Xiaomi foi apresentado em março de 2021, mantendo-se um exclusivo para o mercado doméstico da fabricante. Porém, temos agora os primeiros indícios e caraterísticas do seu sucessor, o modelo Xiaomi MIX Fold 2.

A empresa de Lei Jun estará a trabalhar num sucessor à altura para voltar a surpreender a indústria. Assim, é com naturalidade que recebemos os primeiros detalhes dos ecrãs (interior e exterior), bem como as informações sobre as suas câmaras fotográficas.

O Xiaomi MIX Fold 2 enfrentará o Samsung Galaxy Z Fold 4

Xiaomi MIX Fold 2 foldable smartphone to reportedly launch in Q2 2022*SD 8+ Gen 1*8 inch QHD+ 120hz Amoled Display (inner display)*50mp Primary camera#XIAOMI #FOLD2 #XIAOMIMIXFOD2 pic.twitter.com/1XkIxnmMY6

— Travie Tech (@TechTravie) 7 de julho de 2022

Em primeiro lugar importa frisar que a fonte é uma de sólida credibilidade, mais concretamente o leaker Digital Chat Station que, através da rede social chinesa Weibo partilharia os detalhes. Entretanto, o seu relato foi também divulgado pela publicação ITHome.

Em segundo lugar o telemóvel terá o nome de código "zizhan", usando o número de modelo 22061218C. Atualmente o produto está em desenvolvimento, sem que imagens do mesmo sejam conhecidas. Note-se que as ilustrações deste artigo refletem o produto de primeira geração, o Mi MIX Fold.

Ecrã LTPO AMOLED de 2.5 com até 8 polegadas no MIX Fold 2

Xiaomi Mi MIX Fold

As informações dizem-nos que o telemóvel terá dois ecrãs principais com 8 polegadas e 6,5 polegadas, respetivamente. O melhor de tudo? Os painéis terão dois eixos de dobra, ou seja, poderão abrir e fechar em dois sentidos, mantendo a tipologia dos Samsung Galaxy Z Fold, em formato de livro.

Podemos ainda apontar que o telemóvel Xiaomi terá um painel LTPO AMOLED com taxa de atualização variável até 120 Hz e resolução máxima de 2.5K. Ou seja, será um dos ecrãs de maior resolução alguma vez utilizada em smartphones dobráveis caso esta fuga tenha, efetivamente, base credível.

O Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm será o seu SoC

Xiaomi 12S, Xiaomi Mix Fold 2 with 67W fast charging visit 3C.#Xiaomi #Xiaomi12S #XiaomiMixFold2 pic.twitter.com/uRZdZ1RLuh

— Mukul Sharma (@stufflistings) 3 de junho de 2022

A escolha de processador é igualmente previsível sendo este o mais poderoso System on chip (SoC) disponível para smartphones Android em meados de 2022. Para além disso, a marca terá tentado solucionar de vez o problema da vinca nos ecrãs dobráveis.

Esta é uma área em que praticamente todas as tecnológicas que têm algum tipo de smartphone dobrável têm trabalhado, com resultados gradualmente satisfatórios. Assim, esperamos que o novo MIX Fold 2 traga um ecrã ainda mais pleno e sem vincas.

Por outro lado, com base em fugas de informação prévias, sabemos que a sua potência de carregamento será de 67 W, qualificando-se já para carregamento (muito) rápido. Ainda assim, a capacidade desta célula energética poderá ser menor face ao antecessor.

Câmara fotográfica principal de 50 MP no Xiaomi MIX Fold 2

Xiaomi MIX FOLD 2 the 2nd lightest internal Foldable smartphone of this year weights around 260g only! And yeah it's also very slim among foldable phones!

— Kartikey Singh (@That_Kartikey) 4 de junho de 2022

As fugas de informação colocam também uma câmara fotográfica principal de 50 MP no MIX Fold 2 na parte exterior do smartphone dobrável. Aliás, também esta câmara deverá apresentar o branding da Leica, elevando a parceria entre ambas as marcas.

Ao que tudo indica esta câmara deverá conseguir captar vídeo em HDR (Dolby Vision) e utilizar o chip Surge C1 da Xiaomi para melhorar o processamento de imagem. De momento não temos mais detalhes sobre o departamento fotográfico do telemóvel.

Por fim, espera-se que o telemóvel seja relativamente leve face aos demais smartphones dobráveis no mercado. Para além disso, pode também ser mais fino que o seu antecessor e chegar ainda em julho de 2022.

Xiaomi Mix Fold 2- Snapdragon 8+ Gen 1- 8 inch QHD+ 120hz Amoled Display (inner display)- 50mp main camera pic.twitter.com/F5AzJEyNmJ

— Anthony (@TheGalox_) 6 de julho de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.