NOS mostra velocidade do 5G ao transmitir em tempo real o NOS Alive 2022

Rui Bacelar
Comentar

A operadora NOS deu a conhecer a sua ambição em conseguir entregar uma cobertura do NOS Alive em 5G. Fá-lo, segundo a própria, para garantir experiência imersiva (mesmo) à distância para este festival que está finalmente de volta em 2022.

Para todos os festivaleiros que não puderam deslocar-se até ao recinto do festival NOS Alive 2022, temos um repórter Especial 5G que transmitirá alguns dos momentos mais exclusivos do festival. Momentos como a chegada dos artistas e backstage estão entre os destaques graças ao 5G da NOS nesta iniciativa que visa a afirmação da operadora frente à MEO e Vodafone Portugal.

Câmara 5G no Palco NOS para transmitir os melhores planos dos concertos

NOS Alive 2022
Crédito: distribuição NOS

Em primeiro lugar, para levar as emoções do NOS Alive a mais pessoas, a NOS, em parceria com a RTP, montou uma robusta operação 5G. Tudo para transmitir os momentos mais marcantes do festival.

Mais concretamente, graças aos recursos 5G da NOS - rede, equipamentos e equipas técnicas. Ou seja, não só os espetadores vão poder contar com uma transmissão em tempo real, mas também terão acesso a planos e imagens até agora inacessíveis. Em síntese, o essencial para uma experiência mais imersiva e exclusiva.

As redes 5G ao serviço do público no festival NOS Alive 2022

Foram três anos à espera deste momento. Estamos de volta ao Passeio Marítimo de Algés e mal podemos esperar para vos receber nesta que é também a vossa casa. Abrimos portas para o #MelhorRegressoDeSempre daqui a nada, às 15h. Até já. #NOSAlive pic.twitter.com/RcLN3ZGn3i

— NOS Alive (@NOS_Alive) 6 de julho de 2022

Assim, uma das áreas onde o 5G terá um impacto significativo será a do broadcasting. A introdução da nova tecnologia móvel no festival irá tornar toda a operação mais leve e sustentável. Segundo a operadora nacional, eliminando a necessidade de recursos técnicos e mantendo a qualidade da ligação.

Assim sendo, a partir de 6 de julho, graças à dimensão e agilidade das câmaras e smartphones 5G, qualquer pessoa poderá acompanhar à distância. Note-se que terão não só alguns dos seus concertos favoritos, mas também outros momentos-chave. Ou seja, momentos como a abertura do recinto, a chegada dos artistas, cenas de backstage, entre outros.

Iniciativa visa demonstrar o potencial da rede 5G da NOS em Portugal

Vê aqui os horários finais do #NOSAlive22! 🤩 Já tens o teu plano de ataque? O #MelhorRegressoDeSempre arranca já no dia 6 de junho 🔜 garante já os últimos bilhetes para os dias 6 e 7 de julho em https://t.co/1N2ip0SJZH pic.twitter.com/WMkujAHuTr

— NOS Alive (@NOS_Alive) 3 de julho de 2022

Ademais, além das imagens serão capturadas usando apenas um smartphone 5G. Este equipamento será usado por Tiago Gomes – o Repórter Especial 5G. Será ele o responsável pela cobertura de alguns dos mais interessantes, divertidos e insólitos momentos do festival. Assim, ao longo dos quatro dias, os conteúdos capturados serão transmitidos em direto durante a emissão.

As pessoas terão, ainda, acesso a planos até agora inacessíveis. Isto graças a uma câmara 5G colocada no Palco NOS, que irá transmitir planos nunca antes vistos.

Por outro lado, as caraterísticas oferecidas pela rede 5G da NOS no recinto – velocidades que chegam a 1Gbps, mais conectividade, mais fiabilidade e menos latência. Fatores que, segundo a operadora, vão permitir aos entusiastas de música partilhar em tempo real, as emoções e os momentos marcantes do festival.

A infraestrutura tecnológica para dotar o festival de cobertura 5G

Nesta edição, a tecnologia e infraestrutura de comunicações de apoio ao NOS Alive é equiparável àquela que é proporcionada a uma cidade de média dimensão em Portugal, como Leiria. Ao todo, são mais de 500 kms de fibra ótica espalhada pelos 11 hectares do recinto do festival e 50 antenas móveis.

Para além disso, como parte destas operações, e especificamente para a transmissão do festival em tempo real, foi montada uma rede isolada 5G, primeira em Portugal.

A torre principal da rede NOS dentro do recinto, utiliza uma tecnologia inédita em Portugal. Trata-se de uma nova antena usada em alguns dos eventos de maior dimensão no planeta, como o Super Bowl. Esta antena com formato esférico, funciona como uma lente com vários feixes. Assim, permitindo um sinal mais imune a interferências.

A capacidade de transmissão desta antena é multiplicada por 12, aumentando as velocidades de transmissão de dados e garantindo a qualidade de serviço.

Desta forma, será mais fácil para todos os visitantes do recinto fazerem chamadas de vídeo em tempo real, ou realizar downloads e uploads instantâneos, isto mesmo num espaço que chegará a concentrar mais de 50 mil pessoas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com