Xiaomi e Microsoft. Desta parceria nascerá Inteligência Artificial e não só!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi e a Microsoft assinaram um memorando de entendimento Huawei e ZTE aos Estados Unidos da América. Todavia, a Microsoft e Xiaomi comprometem-se assim a trabalhar em estreita parceria sobre várias áreas da tecnologia.

Vê ainda: Huawei liderará a mudança para o 5G, operadoras confiam na Huawei

A aposta na Inteligência Artificial (IA) será o ponto chave e algo que faz todo o sentido. Afinal de conta, tanto a norte-americana como a chinesa são duas das maiores promotoras deste tipo de produtos e serviços nos seus respectivos países.

A Microsoft compromete-se a deixar a Xiaomi utilizar os seus serviços e produtos de nuvem ou cloud computing. Aqui estão incluídos produtos como a Azure para o desenvolvimento de novos smartphones Android. Novos computadores portáteis e novos dispositivos inteligentes / gadgets inteligentes que possam chegar aos mercados internacionais.

Xiaomi e Microsoft, unidas pela Inteligência Artificial

Ao passo que para a Xiaomi isto representará uma ponte para os mercados internacionais, para a Microsoft isto representará uma ponte para o mercado chinês. Relembro que a China é o maior mercado mundial de dispositivos móveis e que até mesmo gigantes como a Google têm muitas dificuldades em penetrar neste mercado. Será, portanto, uma estrada ou ponte com duas vias.

Mais ainda, tal como avança a publicação TheVerge, ambas as empresas estão em conversações para uma possível integração da assistente Cortana da Microsoft no altifalante Mi AI. Até ao momento a Microsoft apenas criou um dispositivo físico para albergar a sua assistente virtual Cortana. Chama-se Invoke e conta com altifalantes da Harman Kardon. Todavia, o produto não consegue competir com a popularidade das soluções da Amazon (Alexa) ou da Google (Google Assistant).

Bing, Edge, Cortana, Skype e Inteligência Artificial

A Xiaomi serviria assim como uma alavanca, como fornecedora de novos dispositivos físicos que albergassem a Inteligência Artificial da Microsoft, a Cortana. Mas há mais...tanto a Microsoft como a Xiaomi estão em conversações para a utilização de mais soluções da norte-americana. Mais concretamente os serviços de Inteligência Artificial implementados em vários produtos da Microsoft.

Desde o Bing, o Edge e o Skype. Em breve poderemos ver a integração destes serviços em produtos da Xiaomi, caso esta assim o entenda. O contrato não é vinculativo, é apenas um entendimento, uma nivelação de interesses, um diálogo cara a cara.

Note-se que já desde 2015 que a Xiaomi tem estreitado as suas relações com a gigante norte-americana. Tudo começaria nesse ano com o teste do sistema operativo Windows 10 em alguns equipamentos Xiaomi. Entretanto a marca chinesa tem crescido a olhos vistos com todas as agências de análise de mercado a atribuir-lhe o maior crescimento no mercado mobile.

Em comunicado à imprensa, a Xiaomi afirma que quer beneficiar os seus utilizadores com os serviços soluções de Inteligência Artificial da Microsoft. A marca poderá apresentar algumas destas soluções no Mobile World Congress que começará já na próxima segunda-feira em Barcelona.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d da Sony

2018

Android P: Google adicionará um tema negro ao seu sistema operativo

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.