Xiaomi Mi A1 - Guia passo-a-passo para aceder ao Root e Bootloader

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.
Xiaomi Mi A1 Android One root
Guia passo-a-passo para fazeres root com sucesso neste Xiaomi Mi A1

É um dos smartphones da Xiaomi mais apetecíveis do momento! O Xiaomi Mi A1 tem sido muito bem recebido pelo público devido ao seu preço extremamente apelativo e às excelentes especificações técnicas do dispositivo. Equipado com Android puro ao abrigo do programa Android One da Google, da-mos te agora a possibilidade de "fazer root" e desbloquear o Bootloader ao teu Mi A1.

Vê ainda: Edição Limitada do OnePlus 5 JCC+ já pode ser tua por 559€

Este recém anunciado Xiaomi Mi A1 surpreendeu o mundo ao representar a parceria entre a construtora chinesa e a gigante Google. Parceria essa que se materializou com a chegada do Xiaomi Mi A1, já com o sistema operativo Android, mais concretamente, o Android One fornecido directamente pela Google, tal como as respectivas atualizações.

Como fazer “root” ao Xiaomi Mi A1?

Ao fazeres root ao teu smartphone ganharás permissões de super-user ou administrador a todos os ficheiros, pastas, programas, Apps (até as de sistema) e menus que nem sabias que existiam. Antes de mais é importante esclarecer que este processo deve ser feito com cautela e toda a responsabilidade será unicamente tua.

Root Bootloader Xiaomi Mi 5X Xiaomi Mi A1
Mi A1 - Equipado com Android Puro graças ao Android One da Google

Após concederes permissões de root ao teu smartphone, seja ele o Xiaomi Mi A1 ou qualquer outro Android poderás utilizar várias Apps para ganhar mais controlo sobre o teu dispositivo, para o poderes otimizar ou personalizar.

Apps recomendadas para smartphones com Root:

Fazer "root" a alguns smartphones pode ser um pouco complicado e fastidioso uma vez que a maioria obrigará a instalar uma TWRP (Custom Recovery) para em seguida poderes efetivamente "rootear" o dispositivo. Contudo, o Xiaomi Mi A1 não necessita desta etapa!

Necessitarás de desbloquear o Bootloader

O método utilizado para rootear este Xiaomi será o CF-Auto-Root e em primeiro lugar terás que desbloquear o Bootloader (Unlock Bootloader).

Para tal, deverás utilizar a ferramenta de desbloqueio que é fornecida pela própria marca - AQUI.

Depois de desbloqueado o Bootloaderpodemos agora dar inicio ao procedimento de concessão de permissões de país (root) para o teu Xiaomi Mi A1. Mais uma vez, lembro que este procedimento fica por tua conta e risco, não somos responsáveis por qualquer dispositivo danificado (brick).

Root no Xiaomi Mi A1, passo a passo:

  1. Descarrega o ficheiro .ZIP - AQUI (crédito: kraatus90 - XDA)
  2. Entra no modo fastboot (Desliga o smartphone e, em seguida pressiona o botão Power + Diminuir Volume e solta pouco depois)
  3. Liga o smartphone ao teu PC
  4. Extrai o ficheiro que descarregaste anteriormente (passo 1).
  5. Executa o ficheiro Root.bat
  6. No final bastará reiniciar o equipamento

No seu painel traseiro está encrustada a dual-câmara e o sensor de impressão digital. Trata-se de um dos mais económicos e apetecíveis smartphones da marca e agora ganhou a possibilidade de ser ainda mais livre com o acesso root.

De construção metálica, de aparência idêntica ao Xiaomi Mi 5X e me este equipamento irá estar disponível em três cores: preto, rosa dourado e dourado. Mede 55.4×75.8×7.3mm e pesa 165 gramas. Poderão consultar as suas restantes especificações técnicas em seguida:

Características do Xiaomi Mi A1:

  • Ecrã/tela: 5.5 polegadas IPS LCD
  • Resolução: Full-HD 1920 x 1080 pixels 401 ppi
  • Corning Gorilla Glass de 3ª geração
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 625
  • SoC octa-core a 2.0GHz
  • Gráfica: Adreno 506
  • RAM: 4GB
  • Memória Interna: 64GB
  • Dimensões: 155.4 x 75.8 x 7.3 mm
  • Peso:165 g
  • Expansão via cartão microSD até 128GB
  • Câmara principal com dois sensores de 12MP com zoom óptico
  • Câmara frontal de 5MP
  • Bateria de 3000mAh
  • Carregamento rápido
  • Bluetooth 4.2
  • SO: Android 7.1 Nougat
  • Sabe sobre preços e envios aqui

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, já compraste um destes smartphones com Android Puro?

Outros assuntos relevantes:

Mozilla Firefox ganhou mais ferramentas para a sua versão Web e Mobile

Google App com novas funções para facilitar a pesquisa no Smartphone

Google desativou o desbloqueio de smartphone Android via NFC

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.