Google desativou o desbloqueio de smartphone Android via NFC

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Se tens usado um acessório NFC para desbloquear o teu smartphone ou tablet Android já deves ter reparado que, desde há algumas semanas para cá, esta estratégia de desbloqueio não tem funcionado e a responsável é a própria Google.

Vê ainda: betanews.

Google terá desativado o NFC Smart Unlock no Android

Os utilizadores ainda não perceberam o porquê de tal decisão apesar de estas alterações já terem sido notadas no final de setembro. O "erro" da Google começou a ser denunciado na página "Issue Tracker", local onde os utilizadores podem relatar erros com que se tenham deparado no sistema Android e outras plataformas / serviços da Google.

Aos primeiros relatos somaram-se muitos mais e foram necessárias mais de três semanas para que a equipa de responsáveis pela página respondessem às queixas dos consumidores.

Sem grande surpresa, esta alteração, esta desativação do desbloqueio do smartphone / tablet Android através do reconhecimento de um dispositivo NFC, não foi bem recebida pela comunidade, até porque regra geral, quando a gigante tecnológica procede a alguma alteração desta natureza costuma notificar previamente os seus utilizadores. Desta vez, nem uma palavra de aviso.

Google não revelou os motivos da desativação deste método de desbloqueio para smartphones e tablets Android

Para além das queixas de transparência, a desativação do NFC Smart Unlock é uma grande surpresa e os seus motivos permanecem um mistério.

Esta tecnologia já deu provas de fiabilidade durante anos e já existem imensos acessórios equipados com um pequeno sensor NFC para facilitar o desbloqueio e outras operações que envolvem dispositivos Android.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

De momento não há nada a fazer a não ser esperar por uma justificação oficial por parte da Google. Até lá, o que poderá ter causado a desativação deste desbloqueio via NCF?

Outros assuntos relevantes:

d TV

OnePlus 5T não existe e o OnePlus 6 chega no início de 2018

Apple – Descoberta nova vulnerabilidade nos computadores Mac

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.