Google App com novas funções para facilitar a pesquisa no Smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação da Google para smartphone Android está agora a oferecer a possibilidade aos seus utilizadores para criarem atalhos para certas categorias de acesso rápido que poderão ser colocadas logo no ecrã / tela inicial do smartphone ou tablet com esta nova versão da Google App.

Vê ainda: OnePlus 5T não existe e o OnePlus 6 chega no início de 2018

De momento poderás aficar as categorias Comer&Beber, Entretenimento e Desportos mas isto poderá variar de pessoa para pessoa consoante as respectivas preferências e hábitos de pesquisa Google.

Esta nova função parece ter sido introduzida com a última versão da App da Google (versão 7.11) ao passo que os utilizadores da versão Beta também deverão ter acesso a esta nova funcionalidade ao utilizar a versão 7.12.

Google App tem novidades para o utilizador

Criar os atalhos é tão fácil quanto fazer uma pesquisa no Google através do smartphone (e respectiva App), clicar numa das categorias principais e deverá aparecer imediatamente um cartão a perguntar se queres adicionar um atalho ao ecrã inicial para esta categoria.

Caso cliques no "Adicionar", o atalho aparecerá efectivamente no teu ecrã inicial. Em seguida poderás colocar este atalho onde quiseres, até mesmo dentro de pastas.

Contudo, cumpre mencionar que, ao passo que os atalhos estão a aparecer quando uma determinada categoria é selecionada na Google App, nem todos estão a aparecer no mesmo lugar.

Poderás criar atalhos de pesquisa rápida no ecrã inicial do smartphone

Isto é, se pode exemplo a categoria Comer&Beber é adicionada às tuas preferências de pesquisa na Google App, a opção para adicionar um atalho aparecerá no topo da página, tal como na categoria Entretenimento.

Já na categoria Desportos a opção de "Adicionar" aparece no canto inferior direito da página. Não se sabe ao certo porque é que isto acontece de forma quase aleatória (a posição do menu que te dá a opção de adicionar atalhos de pesquisa) mas poderá ser simplesmente um teste de Google para determinar qual será o melhor posicionamento desta menu.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Consideras a esta aplicação de pesquisa uma ferramenta útil para o teu smartphone Android? E no iOS qual é o teu motor de busca favorito?

Outros assuntos relevantes:

Já podes descarregar aqui o Kernel do Motorola Moto Z Play

Criador da Geekbench diz que Android tem ficado sempre atrás do iPhone

Instragram adiciona novos filtros para as tuas Insta Stories

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.